Física, perguntado por SahFerandes, 1 ano atrás

PODC definição de níveis em pirâmide ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por giovanna77841
2

Desde o período pós-industrial, muita coisa foi desenvolvida em nossa sociedade em termos de gestão e prestação de serviços. Em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, a partir da década de 20 diversos mecanismos de gestão foram criados, culminando na ciência da administração e do marketing tal como os conhecemos hoje. Com a globalização, essa produção do conhecimento em negócios se intensificou ainda mais, é o que já existia passou por um processo de detalhamento ao mesmo tempo em que diversos novos assuntos é ferramentas foram criados, que persistem até hoje sem perder sua atualidade e importância para as mais diferentes organizações que lutam por espaço e sobrevivência no mercado. Este é o caso da pirâmide organizacional em uma empresa.

Mas você sabe o que o conceito de pirâmide organizacional significa na pratica? A importância de sua aplicação no contexto da empresa, independente de porte e ramo de atuação? Os desenvolvimentos modernos que vêm sendo feitos em cima deste conceito?

É isso e muito mais que descobrirá na sequência.

Entendendo o conceito de pirâmide organizacional em uma empresa

Como o próprio nome indica, a pirâmide organizacional é uma representação visual de determinada empresa e seus diferentes níveis por meio de um triângulo, forma geométrica típica das pirâmides egípcias e maias.

Refinando a definição acima, podemos dizer que a pirâmide é uma representação imagética da hierarquia da empresa, sendo que os altos executivos estão no topo da pirâmide é os colaboradores operacionais em sua base.

Mas a escolha da pirâmide para fazer está representação se justifica por outro motivo, também bastante importante. Uma pirâmide só consegue se sustentar pois as camadas inferiores são capazes de dar sustentação às camadas superiores. O mesmo ocorre em uma empresa.

De nada adianta os colaboradores que trabalham no nível operacional, é por isto estão localizados na base da pirâmide, executarem seus serviços da melhor forma possível se os executivos e diretores, situados no topo da pirâmide, não souberem delegar e/ou tomar decisões que impactam negativamente os resultados da empresa. O contrário também é verdadeiro.

Entendendo as camadas da pirâmide

De maneira geral, todas as pirâmides organizacionais possuem três principais camadas, cada uma dando sustentação às outras. Estes níveis correspondem ao nível operacional (base da pirâmide), nível tático (meio da pirâmide) e nível estratégico (topo da pirâmide).

Na base da pirâmide, estão os colaboradores responsáveis por desempenhar as atividades pertinentes à rotina organizacional da empresa. Ou seja, são aqueles profissionais que produzem os produtos comercializados e/ou executam os serviços, como por exemplo o chão de fábrica em uma indústria ou a equipe de criação em uma agência de publicidade.

Já no meio da pirâmide temos o nível tático ou gerencial, no qual se encontram os diretores e gerentes de departamento de determinada empresa. Neste nível, se concentram atividades como planos funcionais destinados a departamentos específicos, como recursos humanos, financeiro e marketing.

Já no topo da pirâmide, existe a alta gerência da empresa, que concentra as atividades que definem sua atuação, sua missão e seu direcionamento para o mercado, bem como a localização, tecnologia empregada na empresa como um todo, dentre várias outras atividades.

Perguntas interessantes