História, perguntado por thamiryspereira4776, 11 meses atrás

Pobre alimária O cavalo e a carroça Estavam atravancados no trilho E como o motorneiro se impacientasse Porque levava os advogados para os escritórios Desatravancaram o veículo E o animal disparou Mas o lesto carroceiro Trepou na boleia E castigou o fugitivo atrelado A imagem e o poema revelam a dinâmica do espaço na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX. Qual alternativa abaixo formula corretamente essa dinâmica? a) Trata-se da ascensão de um moderno mundo urbano, onde coexistiam harmonicamente diferentes temporalidades, funções urbanas, sistemas técnicos e formas de trabalho, viabilizando-se, desse modo, a coesão entre o espaço da cidade e o tecido social. b) Trata-se de um espaço agrário e acomodado, num período em que a urbanização não tinha se estabelecido, mas que abrigava em seu interstício alguns vetores da modernização industrial. c) Trata-se de um espaço onde coexistiam distintas temporalidades: uma atrelada ao ritmo lento de um passado agrário e, outra, atrelada ao ritmo acelerado que caracteriza a modernidade urbana.d) Trata-se de uma paisagem urbana e uma divisão do trabalho típicas do período colonial, pois a metropolização é um processo desencadeado a partir da segunda metade do século XX

#UNICAMP

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
10

É correta a alternativa C, já que o que este poema retrata é a situação do "conflito" entre a locomotiva, representante da modernidade, uma temporalidade acelerada, e a carroça, representante da sociedade agrária, uma temporalidade "lenta".

Este tipo de abordagem era comum para o Modernismo, corrente artística que  tem Oswald de Andrade, autor deste poema, como um dos seus principais representantes. Buscavam, dentre outras coisas, retratar a realidade da vida moderna, defendendo o que viam nela como positivo e necessário e criticando o que viam como inadequado e equivocado.

Respondido por TobiBrs
5

Resposta:

letra C)

Explicação:

Trata-se de um espaço onde coexistiam distintas temporalidades: uma atrelada ao ritmo lento de um passado agrário e, outra, atrelada ao ritmo acelerado que caracteriza a modernidade urbana.

Perguntas interessantes