Plebiscito revela que maioria dos eleitores é contra a Alca
17/09/2002 - 14h59
A maioria dos eleitores brasileiros é contra a adesão do governo brasileiro a Alca (Área de Livre Comércio das Américas). Pelo menos isto é o que revela o plebiscito realizado entre os dias 1º e 7 de setembro, em 3.894 municípios.
O plebiscito teve 10.149.542 votantes, sendo que do total 98%, ou 9.979.964 pessoas, disseram não a assinatura do acordo com a Alca. Um por cento, ou 113.643, manifestaram-se a favor da adesão do Brasil ao bloco econômico defendido pelos Estados Unidos.
Os participantes do plebiscito votaram em três perguntas. A segunda foi se aprovavam a permanência ou não do Brasil nas negociações para formar o bloco econômico das Américas. E o resultado mostra que 96%, ou 9.737.190 pessoas, defendem que o governo brasileiro suspenda as negociações para a formação do bloco.
O texto versa sobre as negociações para a criação da ALCA, que, caso consolidada, se caracterizaria por
A
consolidar progressiva integração governamental.
B
adoção de moeda única e política monetária comum.
C
eliminar total ou parcialmente de tarifas e cotas de importação.
D
ser uma zona de livre-comércio com uma tarifa externa comum (TEC).
E
liberar totalmente o fluxo de bens e serviços e incentivar integração político-social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
D - ser uma zona de livre-comércio com uma tarifa externa comum (TEC).
a ALCA foi uma proposta de bol clinton e que se caracteriza como uma zona onde os países conseguem circular mais livremente as suas mercadorias, a moeda usada para a negociação seria o dólar.
Assim, a proposta ainda nos dias de hoje é de grande importância e pode incentivar o mercado das Amércias a crescer cada vez mais, visando o desenvolvimento comum entre eles e capacitando os cada vez mais ao desenvolvimento humano.
anapaulacosta32:
obr
Perguntas interessantes