O lançamento de um míssil norte-coreano que sobrevoou o Japão na segunda-feira (terça-feira no horário local) deixou em evidência a vulnerabilidade do arquipélago nipônico, cujos meios de reação parecem limitados. Mas o país é de fato um alvo?
[...]
Embora o Ministério não divulgue a capacidade exata de seu sistema de defesa anti-mísseis, alguns especialistas apontam que as baterias SM-3 nos navios Aegis têm alcance de 500 quilómetros de altitude. E o míssil norte-coreano de terça-feira sobrevoou o arquipélago a 550 km.
Um possível fator que gera apreensão nos japoneses quanto ao caso relatado consiste no fato de
A
o Japão ter limitados recursos militares.
B
o Japão ser um país militarmente agressivo.
C
o Japão ser o principal inimigo dos coreanos.
D
o Japão desejar a anexação dos territórios adjacentes.
E
o Japão possuir mísseis nucleares prontos para lançamento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
É correta a alternativa A.
Desde a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial o Japão se tornou um país que teve a sua capacidade militar fortemente reduzida: a sua Marinha de Guerra é limitada por tratados internacionais e o seu exército deve ser mantido exclusivamente em território nacional para ações de defesa.
Deste modo os japoneses, apesar de disporem de conhecimentos técnicos e recursos financeiros, não podem desenvolver armamentos adequados (como baterias anti-aéreas com alcance maior) que defendam o país.
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás