pleaseeeee
É possível um artista criar algo sem receber algum tipo de influência de outros artistas? E por que um artistas desejaria se afastar ao máximo de possíveis influências?
Soluções para a tarefa
Temos depurado nossa percepção do cidadão Villa-Lobos e a obra tem conquistado crescente autonomia pelo seu valor artístico intrínseco. Nos últimos anos tivemos inúmeras publicações, nacionais e internacionais - não raro pesquisas de pós-graduação universitárias - que tem nos possibilitado reler fatos, relacionamentos e também a trajetória artística do compositor através de um olhar mais meticuloso, científico, distanciado da passionalidade que envolveu tanto a vida quanto a criação do próprio mito Heitor Villa-Lobos.
O passado se distancia e só pode ser visto com os olhos do presente. Especialmente na última década tivemos avanços relevantes na qualidade da performance musical nacional, o que, indubitavelmente, tem apurado a acuidade técnica e, por vezes o gosto estético, em nosso convívio musical. Esse gradiente de qualidade, presente no exterior, foi desejado e mencionado por Villa-Lobos quando voltou de suas duas viagens a Paris na década de 20. Portanto, quando celebramos 50 anos de sua morte, finalmente começamos a desfrutar da sua obra com mais independência das discussões em torno de posicionamentos questionáveis do compositor em vida. Tanto Benjamin quanto Adorno, entre outros, já nos propuseram reflexões a respeito desse assunto. Portanto, já é hora da obra de Heitor Villa-Lobos falar por si própria.