Platão
Os dois pontos de vista :
-Político:
-epistemológico
Soluções para a tarefa
A Política em Platão: "... os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham-se a filosofar verdadeiramente".
Seu modelo político teve origem na decepção de como Atenas era governada durante o tempo em que ele viveu, bem como com a forma injusta como se deu o julgamento e a condenação de seu mestre, Sócrates.
Platão concebeu então, um modelo aristocrático de poder. Não a aristocracia da riqueza, mas da inteligência. O poder será dos melhores. O governo será administrado por um modelo: a Sofocracia, isto é, o governo dos sábios, dos reis-filósofos.
Assim, os homens comuns são de insuficiente conhecimento, não passam da opinião, doxa, por isso devem ser governados por quem se distingue pelo saber. Só quando os chefes da cidade começarem a filosofar, ou os verdadeiros filósofos alcançarem o poder, cessarão os males que afligem a humanidade.
Em Platão, episteme é o conhecimento, é um termo oposto à doxa, a opinião, o mundo sensível. Sendo a epistemologia ou teoria do conhecimento, o caminho seguro que conduz à verdade. Platão afirma que não podemos confiar em nossos sentidos para chegarmos ao conhecimento verdadeiro e que o conhecimento é um exercício constante da razão.
O papel da Filosofia é o de ser o único caminho para se libertar das ilusões do relativismo e das aparências produzidas pelos sentidos, é o aprimoramento radical e constante da racionalidade como forma de ascender ao mundo das idéias. A Filosofia é o único método para se libertar da doxa e alcançar o supremo objetivo da vida: o Bem, o que dá o real sentido a todas as coisas e a todos os fenômenos.
Bons estudos!