Platão foi um dos filósofos antigos a teorizar sobre o conhecimento. Ele partia do princípio de que existem duas realidades distintas: o mundo das ideias e o mundo dos sentidos. Com base nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre a filosofia platônica, indique a afirmativa correta.
(A)
os mundos sensível e inteligível ocupam lugares hierarquicamente semelhantes.
(B)
no mundo sensível, encontra-se a verdadeira realidade, visto que o conhecimento é fruto das experiências obtidas.
(C)
por meio dos sentidos, é possível alcançar a realidade pura e eterna.
(D)
o demiurgo imita a forma do mundo inteligível ao organizar a matéria do mundo sensível.
(E)
arquiteto do mundo inteligível, o demiurgo cria as ideias do bem e do belo, as quais são compreendidas apenas pelo filósofo.
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A resposta correta é a D.
Platão, em um diálogo chamado "Timeu", apresentou a ideia de que o universo é formado a partir do caos por um ser que ele chama de "Demiurgo". Essa construção do universo é feita em conformidade com as Formas eternas e imutáveis, que são o seu modelo produtivo.
Sendo apenas modelos, essas Formas não são suas criações, o Demiurgo apenas usa elas. Seus produtos são as coisas materiais e acessíveis aos sentidos, que não seriam cópias perfeitas nem exatas, mas versões deterioradas das Formas.
Assim, o "mundo inteligível" estaria acima do "sensível" em uma hierarquia de verdade, beleza etc. O verdadeiramente belo, o verdadeiramente bom, o Homem em si, tudo isso seria superior na medida em que Formas são perfeitas e a beleza ou bondade que vemos no mundo, assim como os homens particulares, são apenas parecidos com as Formas, mas são subordinadas ao tempo e ao espaço.
Como objetos da experiência sensível, as coisas particulares do mundo material não poderiam passar verdades sobre uma realidade pura e eterna. Seria preciso usar a parte de alma mais parecida com as próprias Formas, a parte racional.
Platão, em um diálogo chamado "Timeu", apresentou a ideia de que o universo é formado a partir do caos por um ser que ele chama de "Demiurgo". Essa construção do universo é feita em conformidade com as Formas eternas e imutáveis, que são o seu modelo produtivo.
Sendo apenas modelos, essas Formas não são suas criações, o Demiurgo apenas usa elas. Seus produtos são as coisas materiais e acessíveis aos sentidos, que não seriam cópias perfeitas nem exatas, mas versões deterioradas das Formas.
Assim, o "mundo inteligível" estaria acima do "sensível" em uma hierarquia de verdade, beleza etc. O verdadeiramente belo, o verdadeiramente bom, o Homem em si, tudo isso seria superior na medida em que Formas são perfeitas e a beleza ou bondade que vemos no mundo, assim como os homens particulares, são apenas parecidos com as Formas, mas são subordinadas ao tempo e ao espaço.
Como objetos da experiência sensível, as coisas particulares do mundo material não poderiam passar verdades sobre uma realidade pura e eterna. Seria preciso usar a parte de alma mais parecida com as próprias Formas, a parte racional.
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