Platão, em seu livro “A República”, apresenta o célebre mito (ou alegoria) da caverna. Pode-se afirmar que com ele pretendia demonstrar que:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
No Mito da Caverna, Plantão descreve um grupo de pessoas acorrentadas e que não conhecem a vida fora dessa caverna. Neste tudo o que os homens presos conhecem do mundo lá fora é representado pela sobra projetada da parede da caverna.
Os ruídos são dirtorcidos, as imagens também.
Até aqui pode-se entender que interpretar a realidade é uma arefa mais difícil do que aparenta ser. É uma Alerta de que nossos sentidos, crenças e questões culturiais podem influênciar nossa visão sobre a vida. Afinal, desde de crianças recebemos influências dos nossos pais, da mídia, da escola, dos amigos e etc. E tudo o que ouvimos ao longo da vida, nos influência a pensar de uma forma sobre os mais diversos assuntos.
Quando o homem sai da caverna, ele só consegue ver uma luz forte. pois ele ñ está acostumado com a luz natural, ele viva no escuro. E aos poucos vai conseguindo ver tudo como realmente é.
Aqui pode-se entender que enquanto se libertar dessas influências, as coisas serão um pouco confusas e incertas. Depois que se desapegar da carga adquirida durante a vida , aos poucos verá a realidade de fato, leva um tempo para se Desapegar e ver as coisas sem interferências externas.
Espero ter ajudado, bons estudos e até mais! =D
Respondido por
14
Resposta:
B. A condição de quem vive nas sombras é de completa vida enganada e a importância do filósofo para fazer com que ele enxergue um mundo que está além das sombras e da caverna. A condição de quem vive nas sombras é de completa vida enganada e a importância do filósofo para fazer com que ele enxergue um mundo que está além das sombras e da caverna.
Perguntas interessantes