Filosofia, perguntado por verkoylen, 1 ano atrás


Platão e Aristóteles foram dois pensadores cruciais para a Filosofia antiga. Platão funda a metafísica quando divide a realidade em dois níveis: o mundo sensível e inteligível. Aristóteles se dedica a organizar o conhecimento da metafísica classificando as ciências em tipos e ordenando-as segundo seu grau de abstração.

Qual a diferença principal entre a metafisica platônica e a metafisica aristotélica?

Das proposições, é correto o que se afirma em:




a) Platão defendia que a essência das coisas estava na razão e no Bem, enquanto Aristóteles defendia que a origem das coisas era o ser sensível.


b) Platão defendia que a matemática é uma ciência divina e que, através do exercício da dialética, era possível conhecer a realidade de Deus; enquanto Aristóteles defendia que a metafísica era o conhecimento elementar humano pois era a ciência divina.


c) Para Platão tudo é movimento e, por isso, as coisas sensíveis eram variáveis e perecíveis, enquanto para Aristóteles o ser é imóvel e sua essência universal e imutável.


d) Para Platão o mundo está dividido em sensível e inteligível e a essência das coisas estão nas formas do mundo inteligível; já Aristóteles defende um realismo das ideias, onde a essência das coisas estão nas coisas mesmas pois forma e matéria formam um todo organizo e integrado.


e) Para Platão o mundo está dividido em sensível e inteligível e a essência das coisas estão nas formas do mundo inteligível; já Aristóteles defende um ceticismo das ideias, onde a essência das coisas não pode ser conhecida pelo intelecto.

Soluções para a tarefa

Respondido por arthurtadeupsn
9

Resposta:

D. Para Platão o mundo está dividido em sensível e inteligível e a essência das coisas estão nas formas do mundo inteligível; já Aristóteles defende um realismo das ideias, onde a essência das coisas estão nas coisas mesmas pois forma e matéria formam um todo organizo e integrado.


verkoylen: Isso mesmo
Perguntas interessantes