Planejamento financeiro e orçamentario
A administração financeira é uma área que trabalha com temas relacionados à gestão de finanças das empresas e organizações em geral, uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados, a falta da administração financeira adequada pode causar algumas situações desagradáveis para a empresa como um todo, identifique e comente quais seriam essas ocorrências e de que maneira você iria soluciona-las.
E na elaboração das peças orçamentarias, faz-se necessário a aplicação de alguns conceitos Contábeis, uma vez que para a elaboração deste, há necessidade do conhecimento de diversas áreas do conhecimento, desde Gestão, Administração e Contabilidade, como também conhecimento da própria Economia.
No que se refere aos Regimes Contábeis, Competência e Caixa, quais os impactos que estes causam nos relatórios gerados no Orçamento. Procure explicar como cada um dele reflete nestes relatórios.
Soluções para a tarefa
Na contabilidade o reconhecimento dos fatos contábeis pode ocorrer através de dois regimes contábeis:
- regime de caixa
- regime de competência
Pela legislação contábil apenas um regime pode ser aplicado nas empresas, sendo este o regime de competência.
O regime de caixa é utilizado apenas para elaborar demostração contábil como a DFC;
Porém, apesar do regime de competência ser mais utilizado do que o regime de caixa, ambos os Regimes Contábeis, Competência e Caixa são importantes;
Em termos de orçamento empresarial o regime de caixa permite ter uma melhor visualização do que de fato entra e sai de dinheiro na empresa;
Já o regime de competência permite registrar os fatos correta e tempestivamente, independente do dinheiro ter sido recebido ou de ter saído do caixa para pagar despesa;
A administração financeira visa otimizar a captação e alocação de recursos da entidade. A má gestão da administração financeira da entidade poderá acarretar má alocação de recursos e dificuldade na consecução de novos recursos. É possível sanar eventuais problemas dessa natureza conhecendo bem as capacidades, demandas e potenciais da empresa, embasando o processo decisório na realidade atual e autêntica da organização naquele momento. A comunicação organizacional eficiente entre as mais variadas áreas de forma que os recursos sejam alocados nas necessidades corretas, otimizando o funcionamento da empresa e, consequentemente o lucro, também é primordial.
Com relação aos regimes contábeis:
No regime de competência as transações são reconhecidas no momento do fato gerador, independente da entrada ou saída do caixa. Esse regime passa com mais fidedignidade o momento econômico da empresa, uma vez que todos os eventos ocorridos já estão registrados, e facilita o planejamento financeiro da empresa. Cabe salientar que esse regime é obrigatório para empresas de médio e grande porte.
O regime de caixa, por sua vez, reconhece as transações no momento da saída ou entrada de caixa. Esse regime é um importante ferramenta para a avaliação financeira da empresa. As empresas enquadradas no regime de lucro presumido, além de micro e pequenas empresas podem utilizar esse regime para contabilizar seus tributos.
Os ia escolha de um dos regimes vai afetar o orçamento porque estes diferem no momento de reconhecimento de uma transação. Se a intenção é avaliar o momento da empresa apenas financeiramente, o regime de caixa vai fornecer as informações necessárias pra isso. Se a intenção for um planejamento mais detalhado, levando em consideração a situação econômica real da empresa no momento, o regime de competência seria a melhor escolha.
Saiba mais sobre os regimes contábeis: brainly.com.br/tarefa/27729692