- Planejamento Estratégico em Segurança Considerando-se a evolução histórica do Estado, flagra-se o modelo de administração patrimonialista, que se situa num período histórico de grande concentração de poder na figura do soberano, que personificava o próprio Estado. (autoria própria) Com base nos estudos da disciplina e no seu livro base, assinale a alternativa que aborda corretamente sobre o modelo de Administração patrimonialista: A O modelo patrimonialista remonta ao período histórico chamado liberalismo, em que havia grande concentração de poder na figura do soberano, personificando o próprio Estado. B O modelo patrimonialista acabou por extrair o poder dos detentores do capital e dos meios de produção, subjugando a massa assalariada, que se viu submetida a jornadas extenuantes, salários baixos e péssimas condições de trabalho. C A administração patrimonialista utiliza os conceitos de hierarquia e ascensão funcional pelo mérito e um sistema de controle do poder público. D Nesse modelo, o poder do cargo, em sua grande parte, era originado pela transmissão hereditária, ocorrendo forte entendimento das pessoas de que o monarca era um representante de Deus na Terra. E O rompimento desse modelo autoritário ocorreu a partir da eclosão da Guerra dos Cem Anos.
Soluções para a tarefa
Letra D.
Basicamente, a Administração Patrimonialista confunde o público com o privado. Neste cenário, A Administração Patrimonialista era comumente vista nas monarquias que existiram pelo mundo, onde os reis e rainhas escolhiam as pessoas mais próximas (como parentes, amigos) para ocupar cargos relevantes. Isso mostra que o nepotismo é uma prática bastante recorrente neste modelo de administração.
Mesmo o Brasil adotando às práticas da Administração Gerencial, aquele modelo ainda persiste até os dias atuais. Para você entender melhor, basta dar uma olhada nos quadros políticos da prefeitura da sua cidade.
Para você não esquecer: a Administração Patrimonialista é baseada em um modelo de cabide de empregos, onde os "amigos do rei" são os grandes beneficiados com funções na Administração Pública.
Lute pela realização dos seus sonhos!
Resposta: Letra D
Explicação:
Grande parte desse poder era originado da transmissão hereditária do cargo, que se baseava fortemente no ideário coletivo de que o monarca era um representante de Deus na Terra.
Referência: CAETANO, Cristiano Israel; SAMPAIO, Pedro Paulo Porto de. Planejamento estratégico e administração em segurança. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 34