Pitágoras cunhou o termo Filosofia para descrever-se como alguém que busca o saber em si mesmo, sem a necessidade de outros interesses ou finalidades. Assim, utilizou o termo PHILIA, por significar um tipo de amor que não é feito para que se obtenha outra coisa em troca. O amor philia não admite um interesse para além dele mesmo. Assim, unindo ele ao termo SOPHIA, sabedoria, Pitágoras representou a Filosofia como uma amor ou amizade desinteressada pela sabedoria, pelo saber em si mesmo e não por algo mais que possa ser alcançado utilizando ele como ponte. Desse modo, o filósofo não é um sábio, pois o sábio possui o saber. O filósofo, segundo essa definição pitagórica, se lança à sabedoria, como que desejando o que não possui. Sócrates também levou uma vida de filósofo, no sentido de buscar o saber, e concluiu que só sabia que nada sabia, condição que o fez ser mais sábio do que seus interlocutores. Os interlocutores eram pessoas que Sócrates encontrava e com as quais praticava seu diálogo, aplicando a ironia e a maiêutica. Tais pessoas se consideravam detentoras de alguns saberes, antes do encontro com o filósofo. Por que Sócrates podia se considerar mais sábio do que seus interlocutores mesmo admitindo que nada sabia? Que vantagem ele pode considerar que tem por admitir a própria ignorância?
a)Sócrates venceu o concurso dos mais sábios quando jovem.
b)Sócrates aplicava seu método, enquanto os outros não tinham métodos.
c)Admitindo a própria ignorância, Sócrates admitia que era preciso buscar o saber.
d)Por não saber nada, Sócrates não tem qualquer vantagem nesse sentido.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Por que Sócrates podia se considerar mais sábio do que seus interlocutores mesmo admitindo que nada sabia?
Mas, ao conversar com pessoas que atribuíam a si mesmas muita sabedoria, e ao constatar que elas eram tão ou mais ignorantes que ele, concluiu mesmo que deveria ser o mais sábio, pois, ao menos, ele tinha consciência de sua própria ignorância.
Que vantagem ele pode considerar que tem por admitir a própria ignorância?
Para Sócrates era importante reconhecer a própria ignorância, pois isto era parte essencial para se chegar à apreensão da Ideia e à construção dos conceitos, ou seja, era preciso entender a ignorância para iniciar ao conhecimento.
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás