pfvr me ajudem
Leia o texto abaixo e disserte sobre os impactos provocados no Brasil com a transferência da coroa portuguesa na economia, na cultura e na política.
MUDANÇAS POLÍTICAS PROVOCADAS PELA PERMANÊNCIA DA CORTE PORTUGUESA NO BRASIL
Assim que a Corte Portuguesa deixou Lisboa em Novembro de 1807 rumo ao Brasil, Portugal passou a ser governado por um Conselho de Regência liderado pelo Marechal Beresford, inglês. A guerra entre Portugal e a França iniciou-se em solo português e só em 1808 as tropas francesas foram vencidas por militares portugueses e ingleses e obrigadas a se retirar de Portugal. Beresford assume, então, o comando do Exército Português. Os principais postos militares de Portugal passaram a ser ocupados por ingleses, o que causou grande insatisfação entre os oficiais portugueses.
Além do fato de serem governados por ingleses enquanto a Família Real Portuguesa estava no Brasil, comerciantes portugueses ficaram insatisfeitos com a Abertura dos Portos decretada em 28 de Janeiro de 1808 pelo Príncipe Regente D. João, apenas seis dias depois de desembarcar em Salvador ( Lembra que estudamos esse assunto na semana anterior ? ).
A queda definitiva do Império de Napoleão Bonaparte só aconteceria em 18 de Junho de 1815, após os franceses perderem a Batalha de Waterloo, na Bélgica, para tropas inglesas. Ao contrário do que imaginavam os portugueses residentes em Portugal, a Família Real Portuguesa estava mais interessada em melhorar a cidade do Rio de Janeiro do que em voltar para Lisboa. Começam as pressões portuguesas para a volta. O Príncipe Regente D. João responde transformando o Rio na Capital do Império Colonial Português, com a assinatura, em 16 de Dezembro de 1815, do decreto que elevou o Brasil do Reino Unido a Portugal e Algarves (região sul de Portugal). Dessa forma, juridicamente, o Brasil deixava de ser uma simples colônia de Portugal.
Após a morte da rainha de Portugal, D. Maria, em 1816, o Príncipe Regente D. João torna-se rei: com o nome de D. João VI, em Fevereiro de 1818 é coroado rei de Portugal, Brasil e Algarves.
A permanência da Corte no Rio de Janeiro gerou para os cofres públicos enormes despesas extras pagas com a criação de novos impostos, inclusive com a criação de uma taxa anual destinada à reconstrução de Portugal após a expulsão dos franceses. Isso gerou insatisfação entre os colonos. Uma região do Brasil que se revoltou em 1817, foi Pernambuco (Revolução Pernambucana de 1817), região produtora de açúcar. O movimento se espalhou por Alagoas, Paraíba, Rio Grande no Norte e parte do Ceará, tendo sido republicano e separatista. A elite agrária local estava extremamente insatisfeita com os prejuízos provocados pela grande seca de 1816, que provocaram a queda da produção. Somou-se a isso a queda dos preços do açúcar e do algodão no mercado internacional e a constante elevação dos preços dos escravizados.
Os revoltosos chegaram a organizar um Governo Provisório e a convocar uma Assembleia Constituinte. Entre eles, havia divergências quanto à manutenção do trabalho escravo. Para dirimir as divergências, o Governo Provisório proclamou a abolição lenta, regular e legal da escravidão.
A repressão ao movimento foi organizada na Bahia e no Rio de Janeiro. Os rebeldes permaneceram no poder por 75 dias, de 6 de março a 19 de maio de 1817, quando finalmente foram vencidos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Confederação do Equador
Transferência da capital Portuguesa ao Rio de janeiro
enormes Despesas aos cofres com permanência da corte no Rio, desvalorizando a produção da cana-de-açucar no nordeste
Morte da Rainha Dona Maria, sendo Dom João coroado Rei de Portugal, sendo Dom João Sexto
Criação do Reino Unido de Portugal Brasil e Algarves
EmmySkoltberg:
mano tu salvou minha vida obg de verdade
Perguntas interessantes