História, perguntado por directionerr, 9 meses atrás

PFV ME AJUDEM

Na charge, D. Pedro II aparece controlando o “carrossel político” durante o Segundo Reinado. Sobre o modelo de Estado vigente neste período é CORRETO afirmar que:

As fraudes eleitorais foram contidas, sendo as eleições disputadas democraticamente entre os principais partidos da época – o liberal e o conservador.

Foi adotado o parlamentarismo, sendo que este era completamente “avesso” ao modelo inglês por concentrar grandes poderes nas mãos do imperador.

Os partidos políticos – liberal e conservador, possuíam divergências políticas e ideológicas muito fortes, levando-os a uma disputa intensa no período.

Caracterizou-se pela descentralização política favorecendo o poder de mando das elites regionais ao restabelecer a Guarda Nacional.​

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahketlenaraujo
116

Resposta:

Letra "B"

Explicação:

pois o imperador escolhi o presidente de conselho de ministros e tinha o poder de demitir e desenvolver a câmera quanto for de seu interesse por isso o sistema político ficou conhecido como "parlamentarismo às avessas'


filipinhomilagres600: agradeço meu querido
filipinhomilagres600: querida*
vitoriadearaujo72: obrigadaaaa
Respondido por EduardoPLopes
9

É correta a alternativa B, de modo que costumamos dizer que funcionava no Brasil Império um "parlamentarismo às avessas", pois não era o Parlamento que limitava os poderes políticos do Imperador (como era de se esperar em um Parlamentarismo "normal"), mas sim o Imperador que delimitava os poderes do Parlamento.

Dom Pedro II chegou a dissolver o Parlamento por mais de quinze vezes, considerando que os Parlamentos que haviam sido eleitos "desrespeitavam" a sua autoridade e eram "prejudiciais" ao Brasil. Frequentemente agia no sentido de "alternar" no poder Primeiros-Ministros dos dois grandes partidos (Liberal e Conservador) para que nenhum deles ganhasse poder demais.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/34046356

Anexos:
Perguntas interessantes