História, perguntado por rebelUnU, 5 meses atrás

pfv e URGENTE preciso disso ate 12:40
5.Leia o trecho e responda à questão.
Getúlio se equilibrava no poder. Faltava à oposição um acontecimento suficientemente traumático que levasse as Forças Armadas a ultrapassar os limites da legalidade e depor o presidente. Esse acontecimento foi proporcionado pelo círculo dos íntimos de Getúlio.
FAUSTO, Boris. História Brasil. 12. ed. São Paulo: Edusp, 2006, p. 416.

O texto faz menção a um evento central no segundo mandato de Getúlio Vargas. Que evento foi esse e qual a sua consequência política para Vargas?

Soluções para a tarefa

Respondido por palomasilvasantos303
1

Resposta:

Atentado da Rua Tonelero, organizado contra Carlos Lacerda.

Explicação:

O Atentado da Rua Tone lero foi o acontecimento que levou ao desmoronamento do segundo governo de Getúlio Vargas. Organizado pelo chefe de segurança do Palácio do Catete (palácio presidencial), Gregório Fortunato, que havia contratado uma pessoa para matar Carlos Lacerda, o atentado fracassou e o político teve ferimentos leves. O guarda-costas de Lacerda, o major Rubens Vaz, foi morto durante a ação. As investigações chegaram ao nome de Gregório Fortunato e, em razão disso, Vargas começou a ser acusado de mandante da tentativa de assassinato. Há um consenso entre os historiadores de que Vargas não sabia do atentado organizado por Fortunato.


rebelUnU: muito obrigada
palomasilvasantos303: dnd
Perguntas interessantes