Pessoal , minha dúvida é a seguinte .
Um ciclista pedala 2 h a uma velocidade de 30 km/h e outras 2 horas a uma velocidade de 10 km/h. Qual a velocidade média do ciclista no percurso total?
Eu percebi que em exercícios assim , tendemos a simplesmente somar as duas velocidades e caclular a média. Porém eu via que em alguns dava certo em outros não. Nesse exercício se fizer assim por coincidência da certo. Mas uma professora minha antiga de mat me informou que eu sempre devo seguir a definição. Se velocidade média é a divisão entre a variação de espaço e variação de tempo, tecnicamente nesse exercício eu teria que calcular o espaço percorrido em cada percurso , o tempo percorrido em cada já temos e então jogar na fórmula.
O problema está aí : Se a variação é sempre o final - o inicial, fazendo assim o resultado não bate. No entanto se eu somar as posições e somar o tempo , aí sim dá certo.
Ou seja , minha dúvida é: Eu só vou fazer a subtração quando se tratar de um só percurso mas que nele tenha posição final e inicial, tempo final e inicial (já que nesse são percursos separados e não existe posição final e inicial nem tempo final e inicial ), logo por se tratar de percursos diferentes por isso eu tive que somar a distancia percorrida no 1º percurso e depois a do 2º , e somar os tempos . Para aí assim jogar na fórmula e achar a velocidade média que é de 20km/h.
Estou correta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A professora está certa devemos usar a definição sempre :
no caso 1 temos :
E= vt
E1=30km/h *2h
E1= 60km
no caso 2 temos:
E=vt
E2=10km/h *2h
E2=20km
somando os espaços temos:
60km +20km = 80km valor percorrido.
tempo total T gasto de:
2h+2h= 4h
Vm= E total / T total
Vm= 80km/4h
Vm =20 km/h
precisamos usar sempre a definição para não incorrer em erros.
ok ? espero ter ajudado.
jonasmtc17:
Correto. Isso mesmo!
Perguntas interessantes