Direito, perguntado por tnsdjsSEP, 10 meses atrás

*** PESSOAL DIZENDO QUE ESTE EXERCÍCIO FOI CORRIGIDO EM 2019 COM A RESPOSTA "EVENTUAL" COMO CORRETA, O QUE VOCÊS ACHAM?????? ***

Imagine a seguinte situação: Paulo Cardoso é eletricista e trabalha por conta própria. Sua propaganda é feita por meio da divulgação dos seus serviços em redes sociais, além dos próprios clientes o indicarem àqueles que conhecem e que estão precisando do serviço. Num determinado dia, Paulo recebeu uma ligação de Simone Flores, síndica em um condomínio de seu município. Ela solicitou que este fosse até o edifício para um orçamento. Chegando no local, Simone gostou do valor e da forma com que seria desenvolvido o serviço e contratou Paulo para fazer os reparos que precisava.

Elaborado pela professora, 2019.

No caso em questão, Paulo é considerado um trabalhador:

Alternativa 1:
autônomo.

Alternativa 2:
eventual

Alternativa 3:
avulso.

Alternativa 4:
voluntário.

Alternativa 5:
terceirizado.

*** PESSOAL DIZENDO QUE ESTE EXERCÍCIO FOI CORRIGIDO EM 2019 COM A RESPOSTA "EVENTUAL" COMO CORRETA, O QUE VOCÊS ACHAM?????? ***

Soluções para a tarefa

Respondido por JadeFonseca
0

Resposta:

Alternativa 2) Autônomo

Explicação:

Para mim, em minha interpretação baseada na definição de trabalhador autônomo, sendo ele pessoa que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual.

Ele é um trabalhador autônomo, que presta serviços eventuais sem vínculo empregatício. Porém, o que pode ter aberto a brecha seria a parte em que diz que Simone contratou Paulo. Porém, logo no início é dito que ele trabalha por conta própria então ele prestou os serviços de reparo sem vinculo empregatício com o edifício ou com Simone tendo sido um trabalho eventual realizado por um prestador autônomo.


tnsdjsSEP: concordo, mas em 2019 o mesmo exercício foi corrigido com a resposta "eventual" correta.. é complicado..
JadeFonseca: Sim, complicado, mas da pra contestar hehehe. Nesse caso pode-se mesmo considerar que foi um trabalhador eventual, já que ele foi eventualmente contratado para realizar os reparos e após o mesmo extinguiu-se relação profissional...Porém, eu sempre sou de questionar.
tnsdjsSEP: perfeito seu raciocínio, concordo.
Perguntas interessantes