Pesquisem quais são os problemas auditivos e os cuidados que devemos ter com os ouvidos ao usar por tempo prolongado o fone de ouvido .
Soluções para a tarefa
seu uso prolongado e com potência elevada pode causar danos irreversíveis à audição.
O tempo de permanência com os fones, aliado ao volume inadequado, são os principais fatores que podem danificar o aparelho auditivo.Os problemas mais comuns são os risco de desenvolver zumbido ou perda auditiva!
Os cuidados necessários são:
Sempre perguntar às pessoas em volta se eles conseguir ouvir o som do seu aparelho vazando do fone. Se eles conseguirem é porque seu aparelho ultrapassou os 85 dcb e é melhor baixar o volume.
Se você sempre ouviu seu aparelho alto e não consegue diminuir, a dica é abaixar o volume um pouquinho cada dia, assim a mudança parece imperceptível para você, mas no fim faz um bem enorme para a sua saúde.
Nunca dormir com os fones de ouvido, afinal assim como você seus ouvidos precisam de descanso.
Evitar usar os fones em ambientes muito barulhentos. Quando estamos em lugares ruidosos é tendência aumentar o volume do aparelho para tentar abafar o som de fora. Assim prejudicamos a saúde auricular.
Uso contínuo desse acessório com volume acima do recomendado pode causar danos permanentes à audição.
Estima-se hoje que o nível máximo recomendado de volume ao qual podemos ficar expostos é de até 85 decibéis (dB), durante um total de até 8 horas por dia. À medida que o volume aumenta, o tempo de exposição deve ser reduzido pela metade. Por exemplo, a um volume de 88 dB, a recomendação é que a exposição não seja superior a 4 horas/dia.
Entretanto, nem sempre é isso que acontece na prática. Alguns smartphones e fones de ouvido têm capacidade de reprodução em volumes de até 105 dB. De acordo com os índices recomendados, ouvir música nessa intensidade por mais de 5 minutos já seria suficiente para provocar algum tipo de dano à audição.