pesquise uma reportagem para cada um dos seguintes tipos de desastres naturais:1 para biológico 1 para geológico e 1 para climatológico?alguém me ajudar
Soluções para a tarefa
Biológico:
Rompimento da barragem em Mariana (2015)
O rompimento da barragem em Mariana ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2015 no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município brasileiro de Mariana, Minas Gerais. Uma enxurrada de lama que inundou várias casas.
Inicialmente a mineradora Samarco informara que duas barragens haviam se rompido - a de Fundão e a de Santarém. Porém, no dia 16 de novembro, a Samarco retificou a informação, afirmando que apenas a barragem de Fundão havia se rompido. O rompimento de Fundão provocou o vazamento dos rejeitos que passaram por cima de Santarém, que, entretanto, não se rompeu.[5] As barragens foram construídas para acomodar os rejeitos provenientes da extração do minério de ferro retirado de extensas minas na região.
O rompimento da barragem de Fundão é considerado o desastre industrial que causou o maior impacto ambiental da história brasileira e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos, com um volume total despejado de 62 milhões de metros cúbicos.[6][7][8] A lama chegou ao rio Doce, cuja bacia hidrográfica abrange 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, muitos dos quais abastecem sua população com a água do rio.
Geológico:
Ciclone na Índia (2021)
Pelo menos duas pessoas morreram hoje (26/05) na Índia devido à passagem do ciclone Yaas, que varre a costa oriental do país e que também causou danos em cerca de 20 mil casas, informaram as autoridades.
"Uma das vítimas foi arrastada pelo mar e a outra morreu após sua casa desabar no distrito de East Midnapore", declarou Mamata Banerjee, primeira-ministra do estado de Bengala Ocidental, no leste do país.
Segundo ela, a estação balnear de Digha foi "submersa" por ondas da altura de um ônibus de dois andares.
"Os rios transbordaram, inundando 12 ilhas e rompendo vários diques", acrescentou Mamata Banerjee.
Climatologico:
Na Índia, que faz parte da Ásia de Monções, ocorreram em 2020 fortes inundações, marcadas pelo fenômeno atmosférico no qual há chuvas torrenciais no verão, e longos períodos de estiagem e seca no inverno.
Além das perdas significativas para os humanos, o lixo nessas situações de enchente passeiam com facilidade pela água, poluindo rios e nascentes.