pesquise o jogo eletrônico pac man
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O que é? Pac-Man (conhecido em japonês com o nome de Puckman ou パックマン) é um jogo eletrônico criado por Tōru Iwatani para a empresa Namco, e sendo distribuído para o mercado americano pela Midway Games. Produzido originalmente para Arcade no início dos anos 1980, tornou-se um dos jogos mais jogados e populares no momento, tendo versões modernas para diversos consoles e continuações para tantos outros, inclusive na atualidade. A mecânica do jogo é simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade. O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como "Mrs. Pacman", e "Super Pac-Man.", além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo "adventure", sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas.
História- Em 1980, Toru Iwatani, um designer da Namco, queria inventar um jogo de vídeo diferente dos "Shoot 'em ups" (tiro-neles), que se assemelhasse a um desenho-animado. O jogo foi lançado em 22 de maio de 1980. A ideia do desenho original ocorreu durante um jantar com amigos, e deve-se a uma pizza sem uma fatia, que fazia lembrar uma boca aberta; assim tem origem uma personagem inspirada em Paku, uma personagem popular no Japão conhecido pelo seu apetite. A personagem e jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo Japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se. Em 1980, a Bally comprou os direitos nos Estados Unidos; o personagem foi rebatizado Pac-Man, evitando que o nome fosse mal interpretado com um palavrão “f***”, o jogo tornou-se famoso no ano seguinte. No jogo os jogadores controlam Pac-Man, com o objectivo de comer todas as bolas (ou pastilhas) que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evitam quatro fantasmas (os Galaxians), 'blinky', 'pinky', 'inky' e 'clyde', que escapam de uma prisão. Em cada canto da área de jogo, estão pastilhas maiores que permitem ao pac-man caçar os fantasmas, em vez de ser caçado, durante um curto período de tempo. O jogo foi um dos mais populares, sendo o primeiro jogo de vídeo que originou um merchandising massivo, com camisetas, casacos, calças, copos de café, peluches, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, e toalhas.
Personagens do jogo- Os fantasmas Blinky, Pinky, Inky e Clyde são os inimigos/vilões do jogo. Apesar da natureza aparentemente aleatória, seus movimentos são estritamente determinísticos, que os players usaram para sua vantagem. Em uma entrevista, o criador Toru Iwatani afirmou que ele havia projetado cada inimigo com sua própria personalidade distinta, a fim de impedir que o jogo se tornasse impossivelmente difícil ou chato de jogar. Mais recentemente, Iwatani descreveu o comportamento do inimigo com mais detalhes na 2011 Game Developers Conference. Ele afirmou que o inimigo vermelho persegue Pac-Man, e os inimigos rosa e azul tentam se posicionar na frente da boca de Pac-Man. Embora ele tenha afirmado que o comportamento do inimigo laranja é aleatório, o código do jogo revela que ele realmente persegue o Pac-Man na maioria das vezes, mas também se move para o canto inferior esquerdo do labirinto quando fica muito perto do Pac-Man.
Recorde Mundial- Billy Mitchell é o detentor do recorde mundial do Pac-Man. O recorde - homologado pela Twin Galaxies - foi logrado durante uma disputa entre Estados Unidos e Canadá. Ele levou mais de 6 horas para completar o jogo, conseguindo alcançar a pontuação máxima do jogo que é 3.333.360 pontos. Para isso ele teve que completar 256 telas sem perder nenhuma vida.
—Espero que tenha lhe ajudado, bons estudos.—