Pesquise na internet e explique os significados de cada palavra da lista a seguir: a) distopia (10 linhas); b) utopia (10 linhas); c) democracia (10 linhas); d) ditadura (10 linhas); e) Ku Kux Klan (10 linhas); f) Supremacia branca (10 linhas); g) Nazismo (10 linhas). *
Soluções para a tarefa
A) DISTOPIA:
A distopia, no grego antigo, significa literalmente "lugar ruim". A palavra é usada para descrever um lugar, uma época, uma comunidade ou uma sociedade imaginários onde se vive de forma precária, sofrida, sob um regime autoritário e muito desespero. Na medicina, o termo é usado para definir um órgão anômalo que está fora do lugar no organismo. Uma distopia é composta pela presença do sofrimento humano em sociedades regidas por regimes autoritários como no fascismo, onde há falta de liberdade, baixa qualidade de vida, desigualdade, condições ambientais adversas e a desumanização desses elementos.
B) UTOPIA:
A utopia está sempre em oposição ao mundo real. Mas não apenas isso. O senso comum entende uma ideia utópica como algo que parece inalcançável. A “utopia nos move eticamente na direção daquilo que talvez não possamos atingir, mas ela está lá no horizonte”, diz o filósofo Franklin Leopoldo e Silva. Embora não exista, a utopia poderia se tornar a realidade do amanhã. Isso porque em tese, ela pode acontecer, já que não podemos prever o futuro. Ou seja, não é apenas pensável, mas possível, depende apenas das condições e das decisões de nossa sociedade. Um exemplo é o pensamento do filósofo francês, Jean-Jacques Rousseau (1712-1778).
C) DEMOCRACIA:
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente diretamente ou através de representantes eleitos na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política. teoricamente, estas definições sejam opostas, na prática, a distinção entre elas foi obscurecida historicamente.[2] No sistema político da Atenas Clássica, por exemplo, a cidadania democrática abrangia apenas homens, filhos de pai e mãe atenienses, livres e maiores de 21 anos, enquanto estrangeiros, escravos e mulheres eram grupos excluídos da participação política.
D) DITADURA:
Um dos termos mais frequentemente utilizados em qualquer conversa sobre política no Brasil é ditadura. É natural que isso aconteça, afinal, o nosso país assim como seus vizinhos e outros no resto do mundo possui um histórico de experiências ditatoriais. Europa, Ásia, África, América: esses regimes existiram e continuam a existir por toda parte.
Mas nem é preciso se referir a uma ditadura de verdade para alguém usar esse termo em um debate. Afinal, é fácil classificar governos de que não gostamos como autoritários, ditatoriais. E, para confundir ainda mais, muitas democracias realmente lidam de forma autoritária com a divergência, assim como se utilizam de métodos ditatoriais para alcançarem seus objetivos.
E) KU KLUX KLAN:
A Ku Klux Klan é uma organização terrorista que surgiu nos Estados Unidos, na virada de 1865 para 1866, logo após a Guerra Civil Americana. Esse grupo foi criado para promover os ideais do supremacismo branco, ideais racistas que promovem a segregação e o ódio contra negros. O grupo surgiu com o intuito de atacar negros e defensores dos direitos civis para os afro-americanos.
O Klan, como é chamado, foi responsável por cometer atos violentos, como incêndio de casas habitadas por afro-americanos, espancamentos, enforcamentos etc. Seus membros utilizavam capuzes e uma vestimenta branca e tinham como símbolo uma cruz. Em suas reuniões e ataques, também incendiavam cruzes.
F) SUPREMACIA BRANCA:
A supremacia branca é um conjunto de ideais racistas que acreditam que o homem branco é naturalmente superior a humanos de outras origens raciais. Os supremacistas creditam essa suposta superioridade a evidências científicas falsas. A crença nessa pretensa superioridade faz com que os supremacistas defendam a manutenção de sistemas de governo racistas que garantem os privilégios da população branca.
A crença na supremacia branca foi utilizada como argumento para justificar a colonização das Américas, África e Ásia, assim como a escravidão, instituição que vigou no continente americano por cerca de três séculos. Assim, os supremacistas brancos sustentam um discurso de ódio contra populações indígenas, contra africanos e seus descendentes.
G) NAZISMO:
o nazismo foi uma das principais expressões do fascismo europeu durante o período entre guerras. Tendo como principal liderança o ex-cabo do exército alemão na I Guerra Mundial, Adolf Hitler, o nazismo construiu um Estado totalitário na Alemanha na década de 1930, sendo esse fato o principal motivo de eclosão da II Guerra Mundial.
O nazismo, como uma das expressões do fascismo, também se caracterizou pelo nacionalismo, que colocava os interesses da nação como primordiais; pelo militarismo, radicando na ação militar a solução para os problemas econômicos e sociais do país, principalmente a garantia da estabilidade da ordem social.
ESPERO TER AJUDADO.