Pesquise em livros didáticos, na internet ou em outras fontes informações sobre o sarampo,
baseando nas seguintes questões:
de 1954
• Quando o sarampo foi descoberto?
• Quais foram os primeiros casos registrados?
• Como eram feitas as primeiras ações de prevenção desta doença? Como são feitas agora
• Qual a origem da vacina contra o sarampo?
• Como esta vacina é fabricada?
• Quais são os resultados da vacinação contra o sarampo? (controle ou erradicação)
• Como o desenvolvimento da tecnologia vem impactando na evolução da prevenção a
sarampo ao longo dos anos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. a primeira descrição reconhecível do sarampo é atribuída ao médico árabe Ibn Razi (860-932) (conhecido como rhazes na Europa).
o vírus foi isolado apenas em 1954, e a vacina foi desenvolvida em 1963.
2. os primeiros casos notificados e confirmados de sarampo ocorreram no estado de são paulo, com a notificação de casos em tripulantes de um navio de cruzeiro MSC SEAVIEW de bandeira malta, atracado no porto da cidade de santos/são paulo com 5.420 passageiros e aproximadamente 1.500 tripulantes.
3. a prevenção é feita por vacinas. geralmente a criança nasce com algumas células de defesa da mãe protegendo-a e toma a primeira dose de vacina entre o primeiro e o segundo ano de vida, e a segunda dose entre os quatro e os cinco anos. hoje, também é feita por meio de vacinação.
4. a primeira vacina contra o sarampo foi introduzida no brasil na década de 1960, mas, como o imunobiológico era importado do mercado internacional, sua distribuição era feita de maneira descoordenada e descontínua.
5. a vacinação contra o sarampo resultou em uma queda de 80% no número de mortes por sarampo entre 2000 e 2017 no mundo.
em 2017, 85% das crianças do mundo receberam uma dose da vacina contra o sarampo no primeiro ano de vida por meio de serviços de saúde – no ano 2000 foram 72%.
6. a tecnologia contribui nos estudos e pesquisas para a criação de vacinas eficientes, na rapidez de um diagnóstico laboratorial, nas realizações e divulgações de campanhas de vacinação em massa em áreas de pouco acesso, na realização de vigilâncias epidemiológicas intensivas para controle da doença, na capacitação de pessoal para realizar as funções de vigilância, diagnostico e conscientização, entre outras.
Explicação:
espero ter ajudado!❤