Pesquisas relacionadas a Sobre a atitude filosófica, leia atentamente as sentenças abaixo e indique as verdadeiras e as falsas: A) A atitude filosófica está ligada a um processo íntimo e pessoal, da abertura de um indivíduo para um processo de indagação que o levará para além do óbvio. B) Uma característica do pensamento filosófico é a reflexividade, uma forma de pensar dotada de uma curiosidade que leva o indivíduo a investigar o mundo sem imediatismo e autocrítica. C) É também próprio do pensamento filosófico uma busca pela radicalidade, o que significa pensar o mundo radicalmente, sem medo de se arriscar numa aventura reflexiva. D) A atitude filosófica é pautada numa visão de conjunto, o que implica na busca de apreender o mundo de forma holística, onde os elementos da realidade se relacionam e compõem um conjunto. E) Toda filosofia é uma filosofia de vida, ou seja, implica em nossa postura em relação à vida, às nossas escolhas, às nossas angústias e às nossas convicções.
Soluções para a tarefa
Estão corretas A, B, E
A atitude filosófica está diretamente ligada a um pensamento racional a cerca do mundo que nos cerca buscando um pensamento que vá além do óbvio e que consiga nos despertar consciência crítica sobre as coisas.
Contudo, toda filosofia só pode ser constatada através de nossas práticas e costumes que nos levam à uma comprovação daquilo que de fato será ou não verdade para nós em determinado contexto.
1)
Muitas são as indagações dos seres humanos acerca da sociedade em que vivem, ou mesmo dos indivíduos. As inquietações nos levam a pensar, pois pensar é um ato social e político. A Filosofia também possibilita ao homem pensar nessas questões, contudo, o pensar filosófico tem características que o diferem das outras formas de pensar. Assinale a alternativa que contém uma característica do pensamento filosófico:
Resposta: a)
O fato de não acatar os conceitos sem buscar o sentido desse. Daí essa forma de pensar busca a consciência.
Explicação: Resposta correta
O pensamento filosófico é marcado pelos questionamentos, pois o filósofo nunca acata uma verdade sem questioná-la até que encontre um sentido, ou seja, que atinja a consciência. Essa forma de pensar não se caracteriza na negação por si mesma, mas a utiliza como forma de argumentação. O pensamento filosófico tem a sua origem na antiguidade, mas não se prende a ela e, por fim, não se pode caracterizar o pensamento sociológico como aquele que se assenta na prática e dinâmica social, apenas que não tem o mesmo processo de construção do pensamento.