Filosofia, perguntado por renattalles, 1 ano atrás

Pesquisas relacionadas a michel foucault foi um dos intelectuais contemporaneos que estudou as relacoes de poder na sociedade moderna. um aspecto interessante de sua teoria é que o poder nao se encontra necessariamente centralizado em uma ou em outra instituicao, mas esta presente no plano microsocial das relacões. sobre o pensamento de michel foucault assinale a alternativa correta

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4
Você esqueceu das alternativas, são elas:

A) a teoria Foucaultiana privilegia uma abordagem macrossocial das relações, assim, ele defende que o controle emana da sociedade, que coage o indivíduo.

B) segundo Foucault o grande conflito a ser estudado pelas ciências sociais e filosofia são os conflitos de classe que determinam as demais esferas da vida social.

C) Para Foucault o poder emana principalmente do Estado, uma instituição moderna que se configura como síntese da dominação burguesa mundial.

D) Foucault foi um sociólogo estudioso dos governos democráticos, o que
lhe permitiu concluir que o poder emana dos sistemas políticos institucionalizados

E) Foucualt dedicou-se a estudar diferentes instituições e os seus mecanismos de controle, vigilância e punição

A alternativa A é falsa, coisa que podemos deduzir até mesmo pela leitura do enunciado, que afirma que as preocupações de Foucault são fundamentalmente sobre as microestruturas, diferenciado da maioria dos filósofos e sociólogos, que, normalmente, focam no geral, e não no particular.

A alternativa B é falsa e estas são características típicas do marxismo, corrente à qual Foucault não pertence.

A alternativa C é falsa, tanto por não ser a opinião de Foucault como por não fazer sentido: o poder da burguesia emana da dominação econômica, e não da dominação estatal, uma forma ultrapassada de domínio social.

A alternativa D também é falsa, pois o poder emana de microrelações de poder, e não somente de instituições.

A alternativa E é a alternativa verdadeira e descreve o tipo de preocupação com o específico, o individual, o singular que definem o trabalho de Foucault.
Perguntas interessantes