Geografia, perguntado por 123456789106lherme, 1 ano atrás

Qual a importância das exportações de produtos entre países

Soluções para a tarefa

Respondido por Henrique0400
1
É a possibilidade de países com baixa tecnologia serem agraciados com tecnologia de ponta. O Brasil por exemplo, tem a presença de várias empresas de tecnologia de ponta, como a Google, Apple, Samsung, imagine se não tivéssemos? Estaríamos com os tijolão?  

Países que não têm um certo clima para cultivar um determinado alimento, podem ser socorridos por países que produzem muito esse alimento. Por exemplo, o Brasil não consegue suprir todo o trigo que consome, então boa parte é importada, a argentina é um dos parceiros, dessa forma, faltar alimento é mais difícil. Como também o Brasil é um grande exportador de minério de ferro e nióbio, o Japão, China e os Estados Unidos, são grandes compradores.

Preços mais baixos: O que vale num produto é sua qualidade e o preço, países menos protecionistas fazem uma maior concorrência entre as empresas de um mesmo setor, tanto de capital nacional (privado ou estatal) como de capital estrangeiro, isso aumenta  necessidade de melhorar o seu processo de fabricação, investir em novas tecnologias, inovar, tudo em prol de um produto melhor e barato. Haja vista, que as empresas não vão procurar paraísos fiscais, já que estes são ausentes numa economia mais aberta, mas sim procurar melhor seu produto.

Por fim, numa situação oposta em relação ao exposto no parágrafo anterior, um país protecionista defende produtos de capital nacional com taxas de impostos, geralmente altos, na qual empresas negociam com governantes a redução e até a isenção total do imposto, como também financiamentos a juros abaixo de mercado, terrenos para instalação da empresa dente outras vantagens. Isso prejudica a população que paga impostos corretamente e sofre com juros de mercado, e além disso o foco da empresa já não é mais o produto, este fica em segundo plano, o primeiro plano é o paraíso fiscal.



Perguntas interessantes