Pesquisas mostram que o aleitamento materno oferece muitos benefícios para a saúde de bebês e mães. A amamentação fornece nutrição essencial, estando entre seus benefícios de saúde conhecidos, proteção contra infecções comuns na infância e melhor sobrevivência durante o primeiro ano de um bebe, incluindo um menor risco de síndrome da Morte Súbita infantil.
Além dos benefícios ao bebe, o aleitamento materno é benéfico a mãe. Assim, descreva os benefícios do aleitamento materno.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O aleitamento Materno é uma a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta. Recomenda-se o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros 6 meses de vida.
Benefícios para o bebê:
- Maior contato com a mãe.
- Melhora a digestão e minimiza as cólicas.
- Desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação.
- Reduz o risco de doenças alérgicas.
- Diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma.
- Estimula e fortalece a arcada dentária.
- Previne contra doenças contagiosas, como a diarreia.
Benefícios para a mãe:
1- As mães que amamentam se recuperam do parto mais rápida e facilmente. A oxitocina liberada durante a amamentação, acelera o útero retornar ao seu tamanho e pode reduzir os sangramentos pós-parto.
2- Estudos mostram que as mulheres que amamentaram reduziram as taxas de mama e câncer de ovário.
3- Outros estudos indicam que a amamentação pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, artrite reumatoide e doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão arterial e colesterol alto.
4- O aleitamento materno exclusivo atrasa o retorno do período menstrual da mãe, o que pode ajudar a prolongar o tempo entre gestações. (A amamentação exclusiva pode fornecer uma forma natural de contracepção se as menstruações da mãe não tiverem retornado, o bebê estiver amamentando dia e noite e tiver menos de seis meses de idade).