Pesquisar sobre a utilização das bacterias na industria
Soluções para a tarefa
Bactérias são muito empreendedoras. Elas participam ativamente de vários segmentos do mercado, e movimentam somas consideráveis. As bactérias participam da indústria de alimentos, como já vimos, e também da indústria farmacêutica, médica, de cosméticos e ambiental. Que outro ser vivo consegue ser tão eclético?
Na indústria farmacêutica, as bactérias são as principais responsáveis pela produção de antibióticos. A maior parte dos antibióticos é produzida por bactérias que vivem no solo, e conferem uma grande vantagem às suas produtoras: matam a concorrência. Ao liberar antibiótico no solo onde vivem, as bactérias eliminam possíveis espécies competidoras e garantem a ocupação do espaço e a exploração dos nutrientes ali presentes. Nós aproveitamos essa engenhosidade bacteriana e utilizamos em nosso favor, cultivando as bactérias produtoras, e isolando o antibiótico para uso em humanos. Se elas pudessem, certamente cobrariam “royalties”.
A fabricação de vacinas também conta com o uso de bactérias. Vacinas contra difteria, tétano, coqueluche e cólera, por exemplo, são feitas a partir de componentes das próprias bactérias causadoras das doenças. O uso de antibióticos e vacinas a partir do século XX reduziu expressivamente a mortalidade e aumentou a expectativa de vida.