Sociologia, perguntado por Mariapureza146, 1 ano atrás

pesquisar sobre a pandemia convid 19

de onde veio o vírus e através de quê ?

Como se pega e se transmite ?

consequências da doença ?

tratamento e prevenção ?​

Me ajudem...

Soluções para a tarefa

Respondido por mcmae08426pdxqrp
0

Explicação:

Coronavírus na China: perguntas e respostas sobre a doença

Pelo menos dois casos do coronavírus foram identificados em Bangcoc, na Tailândia; vírus chegou a 6 países - EPA/RUNGROJ YONGRIT

Pelo menos dois casos do coronavírus foram identificados em Bangcoc, na Tailândia; vírus chegou a 6 países

Imagem: EPA/RUNGROJ YONGRIT

22/01/2020 08h34

Atualizada em 29/01/2020 11h40

Um vírus desconhecido pela ciência até há pouco vem causando uma doença pulmonar grave em centenas de pessoas na China, e já foi detectado em Estados Unidos, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul e Macau.

Ao menos 17 pessoas morreram em decorrência do vírus, que surgiu em dezembro passado na cidade chinesa de Wuhan. Ele infectou mais de 400 pessoas, segundo registros oficiais.

E o número deve subir, segundo especialistas, para quem o surgimento de vírus que levam pacientes a terem pneumonia é sempre motivo de preocupação.

Relacionadas

Tire suas principais dúvidas sobre o coronavírus, que se espalha pelo mundo

Coronavírus: compras de internet que vêm da China podem estar infectadas?

Coronavírus: entenda o que ocorre se um navio ou avião relata caso suspeito

A OMS (Organização Mundial da Saúde) cogita declarar nesta quarta-feira uma situação de emergência de saúde pública de caráter internacional em torno do vírus, assim como fez com a gripe suína e o ebola.

As autoridades chinesas pediram que cidadãos deixem de entrar e sair de Wuhan e que a população local evite aglomerações.

Mas esse é mais um caso de doença "que vem e passa" ou é o primeiro sinal de algo muito mais perigoso?

O que é esse vírus?

Amostras do 2019-nCoV, como é chamado, foram coletadas de pacientes e analisadas em laboratório, e autoridades da China e da OMS concluíram que a infecção é um coronavírus.

Os coronavírus são uma ampla família de vírus, mas sabe-se que apenas seis deles (com o novo descoberto são sete) infectam humanos.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (conhecida pela sigla em inglês Sars), que é causada por um coronavírus, matou 774 das 8.098 infectadas em uma epidemia que começou na China em 2002.

"Há uma memória forte da Sars, e é daí que vem muito medo, mas nós estamos muito mais preparados para lidar com esses tipos de doenças", afirmou Josie Golding, da Wellcome Trust, organização não governamental sediada no Reino Unido.

Quais os sintomas?

O vírus causa febre, tosse, falta de ar e dificuldade em respirar.

Em casos mais graves, pode evoluir para pneumonia e síndrome respiratória aguda grave ou causar insuficiência renal.

A situação é grave?

Coronavírus podem causar desde um resfriado comum até a morte do paciente infectado.

O novo vírus aparentemente está em algum lugar no meio do caminho entre esses dois extremos.

"Quando encontramos um novo coronavírus, buscamos saber quão severos eram os sintomas, e eles são mais parecidos aos de um resfriado, o que gera preocupação, mas não são tão graves quanto os da Sars", afirmou o professor Mark Woolhouse, da Universidade de Edimburgo.

Há agora sete tipos de coronavírus conhecidos que infectam humanos - Getty Images

Há agora sete tipos de coronavírus conhecidos que infectam humanos

De onde ele surgiu?

Novos vírus são descobertos a todo momento. Grande parte pula de outras espécies, onde passam despercebidos, para os humanos.

"Se tivermos em mente as epidemias passadas, e se este é um novo coronavírus, ele terá vindo de um outro animal", afirmou Jonathan Ball, virologista da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

A Sars passou para os humanos a partir de um animal selvagem conhecido como civeta (ou gato-de-algália, parente do guaxinim) —que era considerado uma iguaria na região de Guangdong, na China.

Já a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, na sigla em inglês), que matou 858 dos 2.494 pacientes identificados com a infecção desde 2012, geralmente pula de dromedários.

Perguntas interessantes