História, perguntado por mariajoaquinaveloso, 6 meses atrás

pesquisar sobre a origem do papel​


mariajoaquinaveloso: pfv me ajudem
mariajoaquinaveloso: ..
mariajoaquinaveloso: esta pergunta é de história

Soluções para a tarefa

Respondido por taissaguimaraes
3

Resposta:

A palavra papel vem do latim papyrus e faz referência ao papiro, uma planta que cresce nas margens do rio Nilo no Egito, da qual se extraia fibras para a fabricação de cordas, barcos e as folhas feitas de papiro para a escrita. Quando a escrita surgiu, há mais de 6 mil anos atrás, as palavras eram inscritas em tabuletas de pedras ou argila. A forma mais primitiva de escrita era a cuneiforme. Por volta de 3000 a.C., os egípcios inventaram o papiro.

Explicação:

Devido ao alto custo do papiro, os persas de Pérgamo, na Ásia Menor, passaram a substituí-lo pelo "pergaminho" e pelo "velino", ambos obtidos de peles de animais muito jovens, que lhes conferia a forma de película fina, resistente e flexível.

A invenção do papel é atribuída ao oficial da corte chinesa T'sai Lun em 105 d.C., feito a partir de uma pasta de fibras trituradas.

Por ser um produto relacionado à religião, os chineses conseguiram manter o segredo da fabricação do papel por muitos séculos, embora, através do Budismo, ele tenha chegado à Coréia no século VI e ao Japão no século VII.

Por volta do ano 750 os árabes da região de Samarkanda tiveram acesso às informações e começaram a produzir papel a partir da pasta de trapos de linho e de algodão em Bagdá, Damasco, Egito e Marrocos. Os árabes, como mercadores na Sicília e em Veneza e como conquistadores na Península Ibérica, introduziram o papel na Europa.

A importância do papel cresceu no final da Idade Média com a expansão do comércio europeu, tornando-se um produto essencial para a administração pública e para a cultura letrada.


mariajoaquinaveloso: obg
taissaguimaraes: por nada!!
Perguntas interessantes