Pesquisar sobre:
- 2 exemplos de regimes democráticos
- 2 ditatoriais ao redor do mundo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Exemplos de democracia:
A democracia direta não é encontrada mais na contemporaneidade devido à dificuldade de execução desse tipo de regime. O Brasil vive sob um regime democrático representativo, mas a Constituição Federal de 1988 prevê tipos de participação que, se fossem exercidos em sua totalidade, aproximariam o nosso país de um regime democrático participativo.
Entre os exemplos de democracias participativas, podemos elencar alguns estados dos Estados Unidos e a Suíça — que exerce e estimula a participação cidadã na política, para além das eleições, por meio de plebiscitos e assembleias situadas nos distritos dentro das cidades.
A participação semidireta pode envolver consultas populares antes de tomadas de decisões políticas importantes.
Democracia moderna:
Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, fortemente defendidos durante a Revolução Francesa, têm origem no iluminismo. A França e os Estados Unidos abrigaram, em suas revoluções, grande parte das ideias que modificaram o cenário político ocidental. A ampliação dos conceitos de cidadania e de democracia foi uma mudança significativa que deu origem a um pensamento político e social que perdura até hoje.
O fato é que as democracias antigas enfrentam velhos desgastes que levam a descontentamentos populares, e as novas democracias enfrentam problemas para estabelecerem-se em uma sociedade desacostumada ao pensamento democrata.
Ditadura militar:
Em uma ditadura militar a concentração de poder político está localizada nas mãos de grupos formados por militares.
Na maior parte das ditaduras deste tipo, a ascensão dos militares ao governo acontece através de um golpe de Estado. O golpe ocorre quando um grupo consegue retirar do poder o governo que o ocupava de maneira legítima.
Entretanto, este golpe não necessariamente acontece por meio violento. Por exemplo, a aprovação de uma mudança na lei que permita a destituição do governo do poder também é uma forma de golpe de Estado e, neste caso, o golpe não acontece por meio de violência. Esta situação é menos comum, mas pode ocorrer que um ditador chegue ao poder através de um processo com características de democracia, só demonstrando suas nuances ditatoriais depois de assumir o poder.
É importante saber que o golpe recebe este nome pois se trata de uma mudança brusca que atinge o governo legítimo que ocupava o cargo até o momento.
Características de uma ditadura:
Os regimes ditatoriais, embora sejam diferentes uns dos outros, possuem algumas características em comum.
A característica principal é a concentração de poder, que pode estar nas mãos de uma pessoa ou de um grupo. Junto a isso existe um desrespeito à separação dos Poderes do Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário), sendo que as decisões relativas a esses Poderes também são tomadas pelo ditador. Em um regime democrático as funções de cada um dos Poderes são respeitadas, assim como a separação entre eles.
Outra característica comum às ditaduras é a existência de censura, que é usada principalmente para evitar que pessoas que discordam do regime tenham meios de manifestar suas opiniões.
Censura:
A censura é uma das características mais marcantes de uma ditadura.
Além da proibição da liberdade de expressão dos cidadãos, alguns regimes ditatoriais também censuram os meios de informação e a internet para evitar que os cidadãos sejam informados. Esta medida é utilizada para evitar que a população desenvolva uma consciência crítica que os permita criticar o regime.
Existe ditadura civil, socialista e comunista?
Fala-se na existência de ditadura civil (ou civil-militar), socialista ou comunista. Mas será que estes tipos de ditadura existem mesmo?
Há quem defenda a existência de uma ditadura civil-militar com base na justificativa de que uma ditadura, por mais cruel que seja, possa contar com a participação de membros ou organizações da sociedade civil.
Entretanto, é importante esclarecer que ditadura civil é um termo inadequado. Um exemplo deste caso é a ditadura que existiu no Brasil entre 1964 e 1985. Ainda que tenha contado com a cumplicidade de alguns cidadãos ou membros da sociedade civil, foi um governo exercido e amparado pelas Forças Armadas. Assim, a ditadura brasileira foi uma ditadura militar.
A Venezuela é um outro exemplo. O país vive sob o comando do Partido Socialista Unido da Venezuela desde 1999, quando Hugo Chávez assumiu a presidência. O governo possui algumas características de um governo ditatorial, ainda que seja sob as bases do socialismo.
Algumas pessoas se referem ao governo desse país como uma ditadura "bolivarianista" ou socialista, mas essa classificação também não é correta. Assim, apesar de algumas medidas autoritárias, não é adequado identificar o governo venezuelano como uma ditadura.
Espero ter ajudado e bons estudos!!