Português, perguntado por rebeca114354, 1 ano atrás

pesquisar países baixos e península iberica​

Soluções para a tarefa

Respondido por Louiise2002
2

Os Países Baixos (holandês: de Lage Landen, francês: les Pays-Bas), são uma região costeira da Europa ocidental, que consiste principalmente da maior parte dos territórios da Holanda e da Bélgica, além das regiões dos deltas dos rios Reno, Escalda e Mosa, regiões essas muito baixas e que em boa medida se encontram abaixo do nível do mar. O termo não é comum no contexto moderno porque a região não corresponde exatamente aos estados soberanos da Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, para os quais após a Segunda Guerra Mundial um termo alternativo foi aplicado, Benelux.

Antes da formação dos países durante Idade Moderna, os Países Baixos se referiam a uma ampla área estendendo-se aproximadamente de Dunquerque e Gravelines, na França, como pontos mais a sudoeste, até a região de Schleswig-Holstein, na Alemanha, como limite a nordeste; do estuário do Escalda, ao sul, até a Frísia no norte.

Os Países Baixos foram o cenário das primeiras cidades setentrionais, construídas a partir do desenvolvimento de antigos centros, que marcaram o novo despertar da Europa no século XII. Nessa época, tornaram-se uma das regiões mais densamente povoadas da Europa, juntamente com o norte da Península Itálica.

Trata-se não de uma região homogênea, mas de um conjunto de regiões diversas que compartilham entre si um grande número de similaridades e laços:

A maior parte dessas regiões era limitada pelo Mar do Norte ou pelo Canal da Mancha. Aquelas que não tinham acesso ao mar eram ligadas política e economicamente às que tinham acesso, de forma a unir o litoral e o interior. Uma descrição poética também chama a região de "os Países Baixos do Mar".

A maioria falava neerlandês médio, que mais tarde evoluiria para o neerlandêsatual. No entanto, algumas regiões, como o Bispado de Liège, a Flandre Romana (nas imediações de Cambrai, Lille, Tournai), a parte francófona do Brabante, perto de Nivelles, e Namur, onde a francês ou o valão era a língua dominante, são muitas vezes consideradas também como parte dos Países Baixos.Mons

A maioria deles dependia de um senhor ou conde apenas nominalmente, com as cidades efetivamente sendo governadas por corporações e conselhos e embora na teoria parte de um reino, sua interação com seus governantes era regulada por um conjunto rígido de liberdades descrevendo o que o reino poderia ou não esperar deles.

Todos eles dependiam do comércio e da manufatura e encorajavam o livre fluxo de bens e especialistas.

De particular importância para as cidades era a manufatura e comércio de tecidos feitos de lã, a primeira indústria européia. As cidades que cresceram ao redor desse comércio incluíam Liège, Leuven, Mechelen, Antuérpia, Bruxelas, Ypres, Gante e Utrecht, utilizando uma lista compilada por Henri Pirenne.


rebeca114354: me diz o resumo
Perguntas interessantes