Biologia, perguntado por dl147038, 4 meses atrás

Pesquisar 5 tipos de Briofitas e falar sobre cada uma delas ​

Soluções para a tarefa

Respondido por andredasilva99559
1

Resposta:

Classificação das briófitas

As briófitas podem ser classificadas em três filos distintos: Marchantiophyta (as hepáticas), Bryophyta (os musgos) e Anthocerotophyta (os antóceros). Veja a seguir algumas características que ajudam a diferenciar esses três grupos de briófitas:



As hepáticas fazem parte do filo Marchantiophyta.

Marchantiophyta: Nesse grupo, encontramos as hepáticas, as quais se destacam por não possuírem estômatos, uma estrutura presente nos outros grupos.

Bryophyta: Nesse grupo, encontramos briófitas com células especializadas na condução. As células que conduzem água, são chamadas de hidroides, e as que conduzem substâncias nutritivas são denominadas de leptoide.

Anthocerotophyta: Uma característica marcante desse grupo é a presença de um meristema basal típico, que aparece nos esporófitos na região entre o pé e a cápsula. Esse meristema permite que a cápsula continue alongando-se por período maior.

Reprodução das briófitas

As briófitas reproduzem-se tanto sexuadamente, quanto assexuadamente. Podemos observar a reprodução assexuada, por exemplo, em algumas espécies de musgos. Nesse grupo, verifica-se a formação e pequenas plântulas que se destacam da planta-mãe e formam novos indivíduos idênticos aquele do qual originou. As briófitas podem ainda se reproduzir de maneira sexuada, envolvendo, nesse caso, os gametas (anterozoides e oosfera).

As briófitas, como todos os grupos de planta, apresentam um ciclo de vida com alternância de gerações, ou seja, observa-se uma fase de vida gametofítica (haploide) e uma fase esporofítica (diploide). Na fase de gametófito, observa-se a formação de gametas, enquanto na fase de esporófito, vemos a produção de esporos. A seguir, descreveremos o ciclo de vida dos musgos, um grupo conhecido de briófitas.



Observe atentamente o ciclo de vida das briófitas, um ciclo que envolve alternância de gerações.

Nos musgos, observa-se a presença de gametófitos femininos e gametófitos masculinos. No gametófito masculino, será produzido, nos anterídios, o gameta masculino, o anterozoide. Já no gameta feminino, será produzido, nos arquegônios, o gameta feminino, a oosfera. Normalmente, o arquegônio contém uma única oosfera, enquanto o anterídio é responsável por produzir vários anterozoides.

Leia também: O que é anterídio e arquegônio?

Para atingir a oosfera, os anterozoides precisam nadar até ela, sendo, necessária, portanto a presença de uma película de água. Em virtude dessa necessidade, as briófitas, geralmente, são encontradas em ambientes úmidos. As oosferas não são móveis e permanecem dentro do arquegônio. Quando o anterozoide chega nessa região, ele fecunda a oosfera.

Após a fecundação, forma-se o zigoto, que se divide e forma o esporófito diploide, o qual é diferenciado em pé, seta e cápsula. Dentro da cápsula, ocorre meiose e os esporos haploides são formados. Um fato interessante é que dentro da cápsula de um musgo podem ser formados até 50 milhões de esporos.

Após formados, os esporos são liberados no meio. Os esporos então caem no ambiente e germinam quando as condições são adequadas, formando uma estrutura chamada de protonema. O protonema desenvolve-se e forma o gametófito haploide que produz gametas e dá início novamente ao ciclo.

Resumo das briófitas

As briófitas são plantas avasculares.

As briófitas apresentam como fase dominante do ciclo de vida, os gametófitos.

Os esporófitos das briófitas permanecem ligados ao gametófito e são nutricionalmente dependentes deles.

As briófitas não possuem folhas e caules verdadeiros.

As briófitas não possuem flores, sementes, nem frutos.

As briófitas possuem um ciclo com alternância de gerações, apresentando uma fase gametofítica e uma fase esporofítica.

As briófitas necessitam da água para sua reprodução.

São representantes das briófitas, os musgos, hepáticas e antóceros.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Assista às nossas videoaulas

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Artigos Relacionados

Biologia

ANGIOSPERMAS

Descubra um pouco mais sobre as angiospermas, um grupo de plantas com milhares de espécies bastante conhecidas e importantes para os seres humanos.

Biologia

BOTÂNICA

Você sabe o que é Botânica? Clique e entenda o que é essa área, conheça suas principais subdivisões e aprenda um pouco mais sobre os vegetais.

Biologia

GIMNOSPERMAS

Conheça mais sobre as gimnospermas, um grupo de plantas vasculares com sementes que apresenta como representantes o pinheiro e as araucárias.

Biologia

PTERIDÓFITAS

Clique neste link e amplie seus conhecimentos sobre as pteridófitas. Aprenda sobre seu ciclo de vida, importância econômica, habitat e principais características.

Versão mobile

Perguntas interessantes