(CONSULPLAN 2001) - “Em si mesmo, o homem não é bom nem mau, mas, de fato, tende a ser mau. Consequentemente, o político não deve confiar no aspecto positivo do homem, mas, sim, constatar o seu aspecto negativo e agir em consequência disso. Assim, não hesitará em ser temido e a tomar as medidas necessárias para tornar-se temível. Claro, o ideal seria o de ser ao mesmo tempo amado e temido. Mas essas duas coisas são muito difíceis de ser conciliadas e, assim, deve fazer a escolha mais funcional para o governo eficaz do Estado.” Considerando a filosofia renascentista, o pensamento descrito anteriormente deve-se a:
A) Nicolau Maquiavel
B) Erasmo de Roterdã.
C) Miguel de Cervantes.
D) Michel de Montaigne.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ALTERNATIVA A
A) Nicolau Maquiavel
Nicolau Maquiavel, em sua principal obra "O príncipe" escreveu um dos primeiros tratados sobre política do século XVI. Portanto a alternativa correta é a letra A)
Ele teoriza sobre os tipos de Estado, formas de perpetuação no poder, e concentração de poder na mão do soberano.
Os dois conceitos mais importantes da obra de Maquiavel é virtu (virtude) e fortuna. O Príncipe virtuoso é aquele que consegue calcular as relações políticas da sociedade e cria estratégias para cada situação. Já a fortuna é o acaso, a sorte, porém com um príncipe virtuoso o fortuna poderá ser prevista e antecipada.
É importante saber que Maquiavel nunca escreveu "os fins justificam os meios", esta frase é apenas uma interpretação de sua obra.
Mais sobre Maquiavel? clica aqui https://brainly.com.br/tarefa/33981058