Pesquisadores trabalhando com ovos e larvas de vermes das espécies Taenia saginata, Wuchereria bancrofti, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Enterobius vermicularis, marcados com uma substância radioativa, foram acidentalmente contaminados. Estes pesquisadores tiveram essa radiação monitorada quanto aos possíveis locais de seus corpos em que passaram os helmintos ou em que estes se mantiveram durante fases de seus ciclos de vida. O gráfico abaixo apresenta o resultado deste monitoramento. Com base neste gráfico e nos seus conhecimentos sobre o ciclo de vida destes parasitas, responda as questões abaixo: a) Quais as PARASITOSES que o pesquisador 1 pode apresentar? b) Qual a PARASITOSE que o pesquisador 2 pode apresentar? c) Considerando alguns dos parasitas que contaminaram o pesquisador 1, qual motivo obriga a migração destes parasitas no interior do seu corpo? d) Cite dois locais onde os parasitas que estão no pesquisador 2 poderiam se alojar em seu corpo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Conhecendo o ciclo de vida de cada uma das espécies de vermes parasitas descritas na questão, podemos afirmar que as seguintes respostas estão corretas:
a) As parasitoses que o pesquisador 1 pode apresentar, segundo o gráfico, são: teníase, ascardíase, ancilostomíase e enterobíase.
b) A parasitose que o pesquisador 2 pode apresentar é a filariose.
c) O motivo que obriga esses parasitas a migrarem para diferente partes do corpo do hospedeiro é devido ao seu ciclo de vida.
d) O parasita presente no pesquisador 2 se aloja no coração e sistema respiratório.
Ciclo de vida dos parasitas mais comuns
- Taenia saginata: Ovos desse verme são adquiridos pela ingestão incorreta de carne bovina contaminada. O animal se alimenta de vegetação e resíduos com proglotes (porções do verme com ovos) e ovos do parasita. Os ovos ou oncosferas eclodem na parede intestinal e são transportados pelo sistema circulatório até os tecidos musculares, onde formam cistos. Quando ocorre a alimentação com a carne mal cozida de animais contaminados, esses cistos amadurecem no intestino delgado humano, onde eliminam ovos que atravessam para o intestino grosso e são excretados.
- Wuchereria bancrofti: Mosquitos infectados com a fase larval madura, alojadas na sua probóscide, são transferidos para humano e animais durante a alimentação. Essa fase de larva madura, se torna adulta nos vasos linfáticos dos hospedeiros, se reproduz e sua prole acaba permanecendo nesses vasos e outras migram para os vasos sanguíneos. O mosquito volta a se alimentar do mesmo humano ou animal, adquirindo novamente as larvas e fechando o ciclo.
- Ascaris lumbricoides: Ovos embrionados do parasito são ingeridos por humanos e animais. A larva que eclode no intestino delgado, migra para os pulmões através da corrente sanguínea. Nos pulmões, a larva sofre uma tentativa de ser expelida pelo corpo mas acaba sendo ingerida novamente, terminando seu ciclo no intestino delgado, onde amadurece para a forma adulta.
- Ancylostoma duodenale: Larvas rabditioformes eclodem dos ovos no ambiente e amadurecem até a forma filariforme. Essa forma é capaz de penetrar na pele do hospedeiro e, através dos vasos sanguíneos, se movimenta até os pulmões. Ocorre a mesma situação de tentativa de ser expelida pelo corpo mas a larva acaba sendo ingerida e amadurece para a forma adulta no intestino. Lá se reproduz e expele seus ovos nas fezes do hospedeiro.
- Enterobius vermicularis: Os ovos embrionados do parasita são ingeridos pelo hospedeiro e as larvas eclodem no intestino delgado. No intestino grosso, essas larvas amadurecem para a forma adulta, onde se reproduzem e expelem seus ovos nas fezes do hospedeiro.
Para mais informações sobre parasitoses, acesse esse link: https://brainly.com.br/tarefa/50090632
#SPJ1
Perguntas interessantes