pesquisa sobre quem são os portugueses: degradados, militares e açorianos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oi!!
"Quem eram os portugueses:
a) Degradados: A maioria dos degredados eram criminosos comuns, embora muitos fossem presos políticos ou religiosos (por exemplo Cristãos-Novos), a quem tinham sido condenados a ser exilados do Reino de Portugal. A sentença nem sempre era directa, muitos eram condenados a penas longas de prisão (por vezes a morte), mas era tomada a opção de terem sentenças comutadas para um curto período de exílio no exterior, ao serviço da coroa.
Os degredados desempenharam um papel importante na era dos Descobrimentos Portugueses e tiveram de uma grande importância no estabelecimento de colônias portuguesas na Ásia, África e América do Sul.
Nos primeiros anos das descobertas portuguesas, e de construção do império, séculos XV e XVI, os navios levavam um pequeno número de degredados, para auxiliar em tarefas consideradas demasiado perigosas ou onerosas para tripulantes comuns. Por exemplo, ao atingir uma praia desconhecida, um degredado ou dois eram geralmente desembarcados primeiro para testar se os habitantes nativos eram hostis. Após o contacto inicial era muitas vezes atribuído a função de passar as noites na cidade ou aldeia nativa (enquanto o resto da tripulação dormia a bordo dos navios), para construir relações de confiança e colectar informações. Quando as relações se tornavam hostis, os degredados eram encarregados de negociar os termos de paz entre os navios e os governantes locais.
b) Militares: "A História militar de Portugal é tão longa como a história do país, tanto antes do surgimento da realidade sociopolítica de um estado português independente, como depois.
Portugal começou a formar-se durante a Reconquista. Começou como condado e em 1139 Afonso Henriques é aclamado rei. Travaram lutas para Afonso VII de Leão reconhecer o novo reino, reconhecido em 1143, ao mesmo tempo que conquistava terras a sul aos mouros.
Entre 1211 e 1216 ocorre uma guerra civil que opõe o rei Afonso II às suas irmãs. Tudo devido à interpretação do testamento deixado pelo pai sobre os direitos dos castelos deixados às infantas. O rei de Leão, Afonso IX, colocou-se ao lado das infantas, suas primas. O conflito tornou-se internacional e só a intervenção papal veio dar a paz: o rei ficava com as funções soberanas, mas os rendimentos ficaram para as infantas.
Anos mais tarde, nova guerra civil estala entre os filhos de Afonso II, Sancho II e Afonso III entre 1245-1248. Reinava um clima de anarquia. A vitória foi de Afonso, torna. Sancho II exila-se e Afonso III torna-se rei.[...]"
c) Açorianos: "Quem eram os açorianos? É simples! Visto que os açorianos eram pessoas provenientes da região de Açores, território pertencente à Coroa Portuguesa na época. Os açorianos passaram a vir ao Brasil sob a forma de casais, o que aconteceu em meados de 1617;
"Os Açores, um território autônomo de Portugal, são um arquipélago no meio do Oceano Atlântico. As ilhas se caracterizam pelas paisagens impressionantes, pelas vilas de pescadores, pelos campos verdes e pelas sebes de hortênsias azuis. São Miguel, a maior delas, tem caldeiras vulcânicas que viraram rios e a Fábrica de Chá Gorreana. Pico abriga a Montanha do Pico, com 2.351 metros de altitude, e vinhedos protegidos por rochas."
Espero ter ajudado vc!!
bons estudos!