pesquisa sobre a presença das funções orgânicas oxigenadas nas drogas lícitas e ilícitas e seus efeitos colaterais a curto e longo prazo.
Soluções para a tarefa
Existem diferentes drogas lícitas e ilícitas que possuem propriedades distintas. Em sua maioria, essas substâncias causam dependência química e danos neurológicos a longo prazo.
A droga lícita mais conhecida é o álcool, que possui a função orgânica de mesmo nome, representada por uma hidroxila (OH-) ligada a um átomo de carbono.
O consumo de álcool a curto prazo está ligado à desinibição do córtex pré-frontal, afetando o julgamento e a tomada de decisões do indivíduo. As bebidas alcoólicas também afetam o equilíbrio corporal.
Ao longo prazo, o álcool está associado à dependência química e ao aumento da agressividade do individuo, bem como problemas no fígado, como a cirrose.
Dentre as drogas ilícitas, pode-se citar o ecstasy como uma substância que apresenta funções orgânicas, tendo um éter e uma amina em sua composição.
Ao curto prazo, está associada a uma sensação de euforia e aumento da consciência corporal. A longo prazo, porém, ocorre o esgotamento de serotonina, fazendo com que o bem-estar dê lugar a uma exaustão, podendo também ocorrer vômitos e sensação de boca seca.