PESQUISA: Efeito estufa e aquecimento global.
- O que é?
- Causas
- Consequências
- Possíveis soluções
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aquecimento Global
Há muitas evidências de que o efeito estufa vem provocando um aumento na temperatura média da Terra. Esse fenômeno é chamado de aquecimento global.
Causas do aquecimento global
A queima de carvão mineral e de combustíveis derivados de petróleo para gerar energia, desde a Revolução Industrial, tem liberado para a atmosfera diversos gases, como o gás carbônico, cuja concentração na atmosfera vem aumentando consideravelmente nas últimas décadas.A nossa atmosfera é composta de gases que retêm calor. Esses gases são chamados de gases estufa. Portanto, o aumento desses gases na atmosfera poderia provocar aumento da temperatura do planeta em consequência da intensificação do efeito estufa.
Assim, o aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera, liberado pelas indústrias e pelas queimadas, possivelmente é um dos responsáveis pela intensificação do efeito estufa.
O aumento da temperatura pode provocar a subida do nível dos mares por causa da expansão térmica da água (a água quente ocupa mais volume que a fria) e do degelo de parte das calotas polares.
Algumas estimativas indicam aumento de 1,4 °C a 5,8 °C em 100 anos (o aquecimento global médio durante o século XX foi de pouco mais de 0,5 °C), com aumento do nível do mar de 88 cm no fim desse período.
Com esse aumento, grandes áreas do litoral seriam inundadas, muitas ilhas ficariam submersas e muitas pessoas ficariam desabrigadas. Além disso, o avanço das águas salgadas pode contaminar os reservatórios de água doce mais próximos das regiões costeiras.
SOLUÇÕES
Pensando nesse problema, os países têm se reunido e apresentado propostas para reduzir gradativamente a emissão dos gases causadores do efeito estufa. É possível, por exemplo, reduzir o consumo de combustíveis fósseis se houver equipamentos mais eficientes, que queimem menos combustível. Outra saída é investir no aproveitamento de fontes alternativas de energia, que não emitam gás carbônico.
Nessas discussões, os países pobres lembram que os ricos, mais industrializados, são em geral os maiores responsáveis pelo aquecimento global, pois consomem, proporcionalmente, mais combustíveis e energia.
Por exemplo, com 5% da população mundial, os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 25% da emissão de gases que aumentam o efeito estufa em todo o planeta. Por isso os países desenvolvidos devem controlar mais a emissão desses gases e o desperdício de energia.
Os Estados Unidos argumentam que essas medidas não podem ser adotadas rapidamente, pois podem provocar desemprego (a economia seria desacelerada), e insistem que os países pobres devem proteger suas florestas, evitando queimadas e promovendo o reflorestamento.