Pesquisa.
a) O que é um transplante?
b) Quais órgãos que podem ser
doados?
c) Como se tornar um doador?
d) O que é morte encefálica?
e) Quem não pode ser doador de
órgãos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra (A)
Chama-se transplantação, ou simplesmente transplante, o ato de colher um órgão ou tecido, ou parte deles, de um indivíduo e implantá-lo em outro indivíduo.
letra(B)
A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida.
letra (C)
Como posso me tornar um doador de órgãos? O passo principal para se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte.
letra (D)
Morte encefálica é a definição legal de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.
letra (E)
Quem não pode ser doador de órgãos? Portadores de doenças infectocontagiosas, como soropositivos ao HIV, hepatites B e C, Doença de Chagas, entre outras. Pessoas com doenças degenerativas crônicas ou tumores malignos. Pacientes em coma ou que tenham sepse ou insuficiência de múltiplos órgãos e sistemas (IMOS).
Explicação:
espero ter ajudado nos estudos