Peri tinha vencido; era o primeiro de sua tribo, e o mais forte de todos os guerreiros. Sua mãe chegou e disse: "peri, chefe dos goitacás, filho de ararê, tu és grande, tu és forte como teu pai; tua mãe te ama. " os guerreiros chegaram e disseram: "peri, chefe dos goitacás, filho de ararê, tu és o mais valente da tribo e o mais temido do inimigo; os guerreiros te obedecem. " alencar, j. De. O guarani. São paulo: editora ática, 1987. O texto exemplifica a maneira como o indígena foi utilizado na literatura para a construção de nossa identidade nacional, pois essa personagem acabou sendo transformada em símbolo da a) conciliação entre o caráter lírico individual e o caráter épico coletivo. B) associação do selvagem brasileiro a valores éticos de engrandecimento. C) evolução do espírito guerreiro primitivo para o espírito pacífico civilizado. D) tendência primitiva do brasileiro a assumir uma postura de subserviência. E) abordagem narrativa do caráter competitivo e ambicioso do povo brasileiro
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Com base no caso acima que discute a identidade nacional, a resposta é a) conciliação entre o caráter lírico individual e o caráter épico coletivo.
Conceito de Identidade Nacional
A identidade nacional é essencialmente uma manifestação de valores culturais que crescem e se desenvolvem em aspectos da vida de uma nação (nação) com características distintivas, e com essas características distintivas uma nação é diferente de outras nações em sua vida.
A fase indis-nacionalista, símbolo da grandeza do povo brasileiro, e grande por sua relação com os povos indígenas, como demonstram os povos indígenas que foram rebaixados pelo colonialismo português.
Saiba mais sobre identidade nacional: https://brainly.com.br/tarefa/4466644
#SPJ4
Perguntas interessantes