Perguntas sobre economia e sociedade na América Portuguesa
1- A cana de açúcar é natural da Ásia. Como ela veio parar no Brasil?
2- Escambo é a troca de uma mercadoria por outra. Como os portugueses utilizaram esse sistema no Brasil?
3- É correto historiadores chamarem a
4- Ocupação francesa de áreas do Brasil de “invasões”? É correto denominar de “invasões portuguesas” a ocupação do Brasil pelos portugueses? Explique sua resposta
5- Qual a função dos jesuítas na colonização portuguesa?
6- Qual a relação entre a pecuária, o açúcar e o tabaco na economia do Brasil na época da colônia?
7- Qual a relação entre a adoção do sistema de capitanias hereditárias e a presença francesa no Brasil?
8- O que é um monumento histórico?
9- Bandeirantes: Heróis ou vilões? Por que as perspectivas quanto a esses personagens são tão diferente ??
Soluções para a tarefa
Resposta:
1= Foi entre as primeiras culturas trazidas para a América pelos espanhóis, principalmente de seus campos nas Ilhas Canárias, e pelos portugueses, de seus campos na Madeira.
Cristóvão Colombo foi o primeiro a trazer a cana para o Caribe durante a sua segunda viagem para a América; inicialmente para a ilha de Hispaniola (hoje Haiti e República Dominicana). Nos tempos coloniais, o açúcar formou um dos lados do Comércio Triangular de matérias-primas do Novo Mundo, juntamente com produtos manufaturados europeus e escravos africanos. O açúcar (muitas vezes na forma de melaço) era enviado do Caribe para a Europa ou Nova Inglaterra, onde ele era usado para fazer rum. Os lucros da venda do açúcar eram então usados para comprar bens manufaturados, que então eram enviados para a África Ocidental, onde eram trocados por escravos, que por sua vez eram então trazidos de volta para o Caribe, onde seriam vendidos para os senhores de engenho. Os lucros da venda dos escravos eram então usados para comprar mais açúcar, que era enviado para a Europa, alimentando o ciclo.
2= scambo é uma atividade de troca que era utilizada quando ainda não havia sistema monetário. Essa troca, conhecida também como permuta ou troca direta, envolvia apenas coisas, serviços ou ambos. Muito comum entre a comunidade indígena, durante a colonização do Brasil o escambo foi utilizado na extração do pau-brasil.
3=/???
4= Não é correto os portugueses chamarem de Invasões Francesas a ação dos franceses porque o território era indígena. A colonização portuguesa pode ser chamada de Invasões portuguesas, tomaram as terras indígenas.
5= A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... Na Europa, o objetivo dos jesuítas era evitar o aumento do número de protestantes.
6= A pecuária fornecia animais de tração para as lavouras, principalmente para a cana-de-açúcar, e para o beneficiamento da cana, que era transformada em açúcar, mas também o couro dos animais servia para embalar os rolos de fumo que eram exportados.
7= Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Cabral em 1500. Décadas depois implantaram as capitanias hereditárias. ... Além disso, os franceses representavam uma ameaça aos portugueses, pois invadiam as “terras portuguesas” (segundo o Tratado de Tordesilhas) e negociavam com os indígenas.
8= Um monumento é um tipo de estrutura que foi explicitamente criada para comemorar uma pessoa ou evento, ou que se tornou relevante para um grupo social como parte de sua lembrança dos tempos históricos ou do patrimônio cultural, devido às suas características artísticas, históricas, políticas, técnicas. ou importância arquitetônica. Alguns dos primeiros monumentos foram dolmens ou menires, construções megalíticas construídas para fins religiosos ou funerários. Exemplos de monumentos incluem estátuas, memoriais (de guerra), edifícios históricos, sítios arqueológicos e bens culturais. Se houver interesse público em sua preservação, um monumento pode, por exemplo, ser listado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
9= Durante muito tempo, os bandeirantes foram encarados como "heróis". ... realidade bastante diferente: a maioria dos bandeirantes andava descalça e com ... para o mito do herói bandeirante foi a própria transformação de São Paulo em uma ... Três Vezes Zumbi: Livro mostra como se construiu o personagem histórico. Mas isso não é verdade perante a realidade, Eles até matavam crianças que não tinham nada a ver com o assunto ja que elas não se sobrepunhavam a respeito do assunto.
Explicação: