perguntas abaixo:
1) Explique o que foi o "surto industrial ".
2) Cite os investimentos de Mauá para industrializar e modernizar o Brasil.
3) Identifique as causas para o "surto industrial "(Era Mauá) brasileiro.
4) Explique o que foi a Tarifa Alves Branco, criada em 1844.
5) Apresente os motivos para o fracasso de Irineu Evangelista, o Barão de Mauá.
ajudem aí por favor...
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Entre 1500 e 1808, ficou proibida no Brasil a instalação de fábricas e manufaturas. ... No Império do Brasil, o setor que mais cresceu foi o têxtil. Na década de 1880 ocorreu o primeiro surto industrial onde o número de estabelecimentos passou de duzentos para seiscentos no final da década.
2) O controle do capital financeiro permitiu a Mauá investir nas áreas de estaleiros navais, velas, curtumes, fundição de ferro e bronze, caldeiraria, serralheria, mecânica e também na área de comunicação, como na constituição de empresas de transportes navais, construção de ferrovias e infraestrutura de comunicação ...
3) A Era Mauá é determinada pelas ações do Barão de Mauá, político e industrial brasileiro, no intuito de acelerar o cenário industrial do País. ... A preocupação com o comércio e a indústria era mínima, assim como a continuidade do escravismo, que dificultava o desenvolvimento da economia.
4) Em 12 de agosto de 1844 implantou a política tarifária que é conhecida pelo seu nome (Tarifa Alves Branco), aumentando as taxas aduaneiras para 30% sobre produtos importados sem similar nacional, e 60% sobre produtos com similar nacional.
5)O Banco Mauá quebrou em 1875, resultado da crise bancária iniciada no país em 1864 – e também da proibição que o Banco do Brasil recebeu de fazer empréstimos ao empresário que havia tomado a iniciativa de reabrir a instituição. Para pagar suas dívidas, Irineu vendeu tudo o que tinha, incluindo bens pessoais.
ESPERO TER AJUDADO BEIJOSS!!!!