PERGUNTA 7 O Decreto 5626/05, no artigo 14, inciso II, do parágrafo 1º, determina que as instituições de ensino devem ofertar, obrigatoriamente, desde a Educação Infantil, o ensino de Libras e também da Língua Portuguesa, como segunda língua para alunos surdos e, no inciso III, que a escola deverá contar com os seguintes profissionais: I- Professor de Libras ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo). II- Tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa (profissional ouvinte com domínio das duas línguas). III- Professor para o ensino de Língua Portuguesa como primeira língua para pessoas surdas (profissional bilíngue ouvinte ou surdo). IV- Professor regente de classe (profissional ouvinte) com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos (capacitação docente). V- Professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas (profissional bilíngue ouvinte ou surdo com formação na área de Letras ou Pedagogia). Está correto o que se afirma em: a. I, II, IV e V. b. III e V. c. II, IV e V. d. I, II, III, IV e V. e. I e II.
Soluções para a tarefa
Olá!
O Decreto 5626/05 regulamenta a educação bilíngue e propõe garantia de profissionais capacitados para essa atendimento educacional especializado, permitindo o acesso as duas línguas de forma plena, ofertando, obrigatoriamente, o ensino, desde a educação infantil, o ensino de Libras e também o de Lingua Portuguesa.
Os profissionais especializados nesse processo são: professor de libras ou instrutor de libras, tradutor e interprete de libras língua portuguesa, professor para o ensino de língua portuguesa com formação pedagógica na área de letras, pedagogia), professor regente de classe com conhecimento sobre a singularidade linguística dos alunos surdos.
Diante dessas considerações é possível apontar que as afirmativas corretas são:
a. I, II, IV e V