Pergunta 50,2 pts
A Antropologia é uma ciência social, portanto procura desenvolver análises rigorosas sobre as relações específicas dos grupos humanos por ela estudados. Ao longo do seu desenvolvimento, o campo de produções antropológicas manteve constante aprimoramento teórico e metodológico de seu repertório analítico. Pode-se dizer que a disciplina, assim como as demais ciências, afastou-se gradualmente de certas abordagens que gradualmente foram se mostrando incipientes para ceder lugar a perspectivas mais sofisticadas, conforme o desenvolvimento das pesquisas empreendidas na área.
Dentre o conjunto de técnicas e métodos empregados pela Antropologia, destaca-se a
abordagem de senso comum, pois procura reforçar as impressões superficiais a respeito dos grupos por ela estudados
análise de modelo único, que determina um padrão referente ao que as culturas devem ser e procura enquadrar as diferenças culturais de acordo com esse molde pré-concebido.
lógica formal, demonstrando o cruzamento entre a Antropologia e o conhecimento filosófico-matemático.
especulação metafísica e sofistica, resultantes da forte relação entre Antropologia e Filosofia.
observação participante, que consiste na imersão do pesquisador junto às dinâmicas de sociabilidade dos grupos estudados, visando compreender os elementos materiais e simbólicos constitutivos da vida cotidiana dos nativos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
II e IV
Esta alternativa está correta, pois apenas as afirmações II e IV são verdadeiras. A afirmação I é falsa, pois os indígenas não aderiram de maneira integral, conforme afirma o texto. A adesão dos índios à catequese cristã foi inconstante. A afirmação II é verdadeira, pois as noções de autoridade partilhadas pelos índios eram significativamente diferentes do sentido que os europeus atribuíam ao termo. A afirmação III é falsa, pois os jesuítas procuraram exercer sua dominação cultural sobre os índios de todas as formas possíveis. A afirmação IV é falsa, pois diversas e constantes foram as resistências por parte dos índios em relação à doutrinação religiosa de matriz europeia.
Resposta:
Explicação:
sta alternativa está incorreta, pois apenas as afirmações II e IV são verdadeiras. A afirmação I é falsa, pois os indígenas não aderiram de maneira integral, conforme afirma o texto. A adesão dos índios à catequese cristã foi inconstante. A afirmação II é verdadeira, pois as noções de autoridade partilhadas pelos índios eram significativamente diferentes do sentido que os europeus atribuíam ao termo. A afirmação III é falsa, pois os jesuítas procuraram exercer sua dominação cultural sobre os índios de todas as formas possíveis. A afirmação IV é falsa, pois diversas e constantes foram as resistências por parte dos índios em relação à doutrinação religiosa de matriz europeia.