Português, perguntado por matttecch, 5 meses atrás

PERGUNTA 5

O ultrarromantismo caracteriza-se pela melancolia e morbidez, recorrendo, por vezes, à ironia para melhor expressar o sentimento de frustração e pessimismo. Leia o soneto de Álvares de Azevedo e assinale a alternativa que melhor o descreve:

Pálida, à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!
Era a virgem do mar! na escuma fria
Pela maré das águas embalada!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!
Era mais bela! O seio palpitando...
Negros olhos as pálpebras abrindo...
Formas nuas no leito resvalando...
Não te rias de mim, meu anjo lindo!
Por ti – as noites eu velei chorando,
Por ti – nos sonhos morrerei sorrindo!

a. Ela está dormindo entre nuvens do amor e sua palidez remete à morte, imagem reforçada pela comparação com a virgem e o anjo. Quando acorde, ri em retribuição ao amor do eu lírico

b. O eu lírico contempla uma bela adormecida, passiva e nua, numa atmosfera romântica, mas que é ironicamente desfeita quando ela acorda e ri de sua atitude.

c. Trata-se da descrição do eu lírico como um voyeur que observa escondido sua amada enquanto ela dorme. Flagrado por ela, confessa seu erro e chora.

d. Embora comparável à virgem do mar e ao anjo entre nuvens, a mulher é descrita como um ser diabólico, de negros olhos, que resvala suas formas nuas no leito.

e. A mulher é descrita como ativa, bela e sedutora, em relação à qual o eu lírico prefere velar chorando e morrer sorrindo do que consumar seu amor.

Soluções para a tarefa

Respondido por lorenscq
1

Resposta:

RESPOSTA 5: b. O eu lírico contempla uma bela adormecida, passiva e nua, numa atmosfera romântica, mas que é ironicamente desfeita quando ela acorda e ri de sua atitude.

Explicação:

Perguntas interessantes