Pergunta 5:
O tipo de violência que é examinada pela teoria de Bourdieu se caracteriza por seu caráter de dominação subjetiva. Por isso ela tem um caráter de aparente legitimidade pois está baseada em costumes sociais. Ela, a violência simbólica, é considerada legítima para o dominador e para o dominado, pois está ligada um “habitus social”. Esse “habitus” é uma prática cultural e social que foi construída culturalmente. O que fundamenta esse “habitus” é o costume e a crença, que são mediados por todos os integrantes da escala e da estrutura social, família, escola, comunidade.
O conceito de “habitus” pode ser definido da seguinte forma:
a) O conceito de habitus é conhecido como capital financeiro, segundo o conceito tem-se por objetivo entender a relação indivíduo/sociedade dentro da estrutura da economia.
b) Todas as classes sociais possuem o mesmo habitus, por isso o gosto é unificado. Os gostos diferentes são produzidos pelos condicionamentos sociais diferentes que são associados à condição de cada um na sociedade e correspondente ao seu status social.
c) O habitus, segundo Bourdieu, é adquirido através da imitação e reflete a realidade vivida a que os indivíduos são socializados, sua experiência somente individual e oportunidades objetivas. Assim, o habitus é igual em todas as classes sociais.
d) Habitus pode ser definido como um sistema de disposições incorporadas, tendências que organizam as formas pelas quais os indivíduos percebem o mundo social ao seu redor e a ele reagem em termos de classe social, religião, nacionalidade, etnia, educação e profissão.
e) Com o habitus reconhecemos que todos são iguais e que a escola unifica o que já é uniforme, as classes sociais. O que se come, o que se bebe, o que se escuta e o que se veste é sempre o mesmo na sociedade, portanto temos todos o mesmo habitus independente de classe social.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- I, II, III e V são corretas.
2- A visão redentora que vê a educação com uma função salvadora, que compreende a educação como uma forma de salvar a sociedade de suas mazelas e de sua desigualdade.
3- Somente a V está incorreta
4- uma forma de agressão que não se instaura pela força física, mas pela imposição de práticas e de ideologias de um grupo de maior poder político-econômico-social a outros de menor prestígio, sem explicações lógicas pertinentes e de forma dissimulada.
5- Habitus pode ser definido como um sistema de disposições incorporadas, tendências que organizam as formas pelas quais os indivíduos percebem o mundo social ao seu redor e a ele reagem em termos de classe social, religião, nacionalidade, etnia, educação e profissão.
Explicação: