PERGUNTA 4
Leia a tirinha abaixo com atenção:
Calvin é um garoto de seis anos e, como é característico dessa idade, tem muita imaginação. Ele quase sempre está acompanhado de Haroldo, seu tigre de pelúcia, mas que, para ele, é bem real. No texto, que pertence ao gênero tirinha, temos outro gênero, a receita culinária. Haroldo lê a receita, enquanto Calvin mistura os ingredientes.
A partir da interpretação da tirinha, assinale a alternativa que explica, à luz de seu conhecimento sobre os gêneros textuais, o que provavelmente acontecerá com a receita de Calvin:
a. Provavelmente a receita de Calvin dará certo, pois ao fazer somente uma panqueca, ele está apenas adaptando o gênero receita, que, enquanto ação de ordem comunicativa com estratégias pouco convencionais para atingir determinados objetivos, permite esse tipo de adaptação.
b. Provavelmente a receita de Calvin não dará certo, pois ao fazer somente uma panqueca, ele não está seguindo adequadamente o gênero receita. Com isso, Calvin mostra que conhece o gênero em questão e sua relação para atingir determinados objetivos.
c. Provavelmente a receita de Calvin não dará certo, pois ao fazer somente uma panqueca, ele não está seguindo adequadamente o gênero receita enquanto ação de ordem comunicativa com estratégias convencionais para atingir determinados objetivos.
d. Provavelmente a receita de Calvin dará certo, pois ao fazer somente uma panqueca, ele mostra que reconhece o gênero receita enquanto ação de ordem comunicativa com estratégias convencionais para atingir determinados objetivos.
e. Provavelmente a receita de Calvin dará certo, pois ao fazer somente uma panqueca, ele está seguindo adequadamente o gênero receita enquanto ação de ordem comunicativa com estratégias convencionais para atingir determinados objetivos.
PERGUNTA 5
Em um texto argumentativo, antes de começar a discutir, é indispensável definir, com clareza, o sentido da proposição ou de alguns dos seus termos a fim de evitar mal-entendidos.
Levando em consideração a afirmação acima, assinale a alternativa correta no que tange à “análise da proposição”.
a. O autor deve escolher a ordem de provas que melhor se ajuste à natureza da sua tese, a que seja mais capaz de impressionar o leitor/ouvinte.
b. O autor deve lembrar-se de que os fatos só provam se forem apresentados de acordo com as condições de quantidade suficiente (enumeração perfeita ou completa), fidedignidade, autenticidade, relevância e adequação.
c. O autor deve frisar, nas ocasiões oportunas, os pontos principais da tese, que serão englobados na conclusão final (de maneira enfática, mas sucinta).
d. O autor deve antecipar ou prever possíveis objeções do leitor, para refutá-las no momento certo.
e. Além da definição dos termos, importa que o autor defina também a sua posição de maneira inequívoca, que declare, em suma, o que pretende provar.
Soluções para a tarefa
04. A alternativa que aponta o que provavelmente acontecerá com a receita de Calvin é a LETRA C:
"Provavelmente a receita de Calvin não dará certo, pois ao fazer somente uma panqueca, ele não está seguindo adequadamente o gênero receita enquanto ação de ordem comunicativa com estratégias convencionais para atingir determinados objetivos."
Provavelmente a receita não sairá como o esperado, uma vez que a quantidade, que será alterada, impacta no resultado final. Ao optar por substituir as vinte panquecas por apenas uma maior, Clavin está deixando de seguir as instruções da receita.
A receita é um texto instrucional
Os textos instrucionais visam informar, entre eles temos: manuais de eletrodomésticos, receitas culinárias, jogos eletrônicos, rótulos de embalagens, etc.
05. No que tange à “análise da proposição”, além da definição dos termos, importa que o autor defina também a sua posição de maneira inequívoca, que declare, em suma, o que pretende provar. Assim, faz-se correta a LETRA E.
Receita culinária: https://brainly.com.br/tarefa/52164657
#SPJ1