PERGUNTA 4 Em relação à interdisciplinaridade e com base no texto denominado “O mundo da vida não cabe em gavetas”, discutido em sala de aula, a autora (Carvalho, 1998) afirma que:
Soluções para a tarefa
Resposta:
b
Explicação:
Em relação à interdisciplinaridade e o estudo do texto “O mundo da vida não cabe em gavetas”, a autora Rosita Edler Carvalho afirma que a crença em apenas uma resposta correta fragmenta a complexidade do problema e o encerra em especialidades e disciplinas. Alternativa A.
Interdisciplinaridade, segundo Rosita Edler Carvalho
A autora Rosita Edler Carvalho propõe um tratamento diferenciado acerca dos conteúdos educacionais, sobretudo da área de ciências, afirmando que a busca por respostas só será efetiva caso o indivíduo considere várias hipóteses e vertentes para guiar suas investigações.
Trata-se de uma proposta inovadora e que garantiu grande sucesso no processo ensino-aprendizagem, especialmente da educação especial, já que os professores se guiavam pela literatura proposta por Rosita Edler Carvalho e incentivavam as descobertas autônomas dos alunos.
Atualmente, são muitas as propostas educacionais construídas sob os moldes da educação interdisciplinar e divulgadas pelo Ministério da Educação.
Seguem as alternativas da questão:
- a. Acreditar que há apenas uma resposta correta fragmenta a complexidade do problema e o encerra em especialidades e disciplinas;
- b. Há uma resposta correta apenas para os problemas ambientais, “ou é isto, ou é aquilo”;
- c. Fenômenos são incompreensíveis em sua totalidade porque não estamos usando a disciplina correta para tentar compreendê-lo;
- d. A sociedade ocidental acumulou muito conhecimento e este fato se deve ao pensamento especializado e disciplinar, que faz a ciência avançar e solucionar todos os problemas;
- e. Todos os problemas do milênio foram solucionados a contento, sem necessidade do pensamento interdisciplinar.
Aprenda mais sobre o conceito de interdisciplinaridade: brainly.com.br/tarefa/23576376
#SPJ2
Acreditar que há apenas uma resposta correta fragmenta a complexidade do problema e o encerra em especialidades e disciplinas.