Pergunta 30,1 pts
Obs: Pergunta referente ao Livro!
Freire (1987) fala sobre a educação bancária que está vinculada à Pedagogia Tradicional. (FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. ) Sobre a Pedagogia Tradicional segundo este autor leia as afirmativas:
I. Esta pedagogia é centrada no papel do professor.
II. Aqui os alunos são limitados por uma série de regras, limites e convenções.
lll. Nesta perspectiva o aluno é visto como um espectador.
lV. Os alunos são depositários e os professores depositantes.
Está correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
Nenhuma das alternativas anteriores.
l e ll.
l, ll, lll e lV
lll e IV
l, ll e lll.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I,II,III e IV
Explicação:
Paulo freire, ao começar seu trabalho com alfabetização de adultos em meados dos anos 1960, criticou fortemente o método e a prática educativa utilizados até então. Em um trecho do livro Pedagogia do Oprimido, Freire (2005, p. 66)escreve: a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante. Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção “bancária” da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los. Margem para serem colecionadores ou fixadores das coisas que arquivam.
Freire fala de uma pedagogia tradicional, centrada no professor (o dono do saber), e na qual os alunos são meros objetos da educação. Objetos porque seus direitos são limitados por uma série de regras, limites e convenções — muitas vezes ocultas, como o chamado currículo oculto, que consiste na reprodução pura e simples de uma certa vivência escolar, isto é, aquilo que é cotidiano nas relações escolares, mas não está escrito. Esse sistema reduz o aluno a um mero espectador da eloquência do professor, ou a um copiador de quadros cheios de conteúdo.
Resposta:
l, ll, lll e lV
Explicação: