PERGUNTA 3
Sobre a sociedade brasileira e o futebol no começo do século XX, assinale a INCORRETA:
a.
A aceitação do mulato Friedenreich no elitizado futebol brasileiro é uma metáfora da interpretação da Eugenia no Brasil, onde o embranquecimento da população brasileira passaria pela miscigenação.
b.
O destaque do heroísmo de Freidenreich no gol contra o Uruguai, que rendeu o título do Sul-americano, é um exemplo de como um mestiço colaboraria para o progresso do país, sendo um exemplo do benefício da miscigenação de raças.
c.
Essa mistura entre o negro e branco torna-se um dos traços identitários do Brasil, onde o mulato compõe o cenário das cidades brasileiras impossibilitando o surgimento de qualquer discurso racista.
d.
O pensamento racista, muito presente no século XX, tem como ancoragem um movimento científico denominado Eugenia, que pregava o aperfeiçoamento da raça humana.
e.
O jogador Arthur Friedenreich é conhecido como o primeiro grande craque do futebol brasileiro e sua origem, miscigenada entre o negro e o branco, representa uma das características identitárias da sociedade brasileira.
judoresgatedanação:
Por favor alguém sabe a correta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
É correta a afirmativa C.
Assim como bem destacou Gilberto Freyre, o fato do Brasil ser um país profundamente miscigenado - não há, em nosso país, "raças puras", sendo todos, em maior ou menor grau, filhos da mistura entre negros, nativos e europeus - não impediu que o racismo se manifestasse culturalmente no Brasil.
Mesmo sem a "pureza racial" a discriminação contra aquilo que é mais associado ao afrodescendente seguem sendo pouco valorizados em nosso país.
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás