Português, perguntado por matttecch, 2 meses atrás

PERGUNTA 3

“Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me.”

Sobre Capitu, personagem do romance Dom Casmurro, é correto dizer:

a. A metáfora do olhar que Bentinho encontra para Capitu a descreve como curiosa e observadora, semelhante às ondas do mar em dias de ressaca, o que permite concluir que ela era oblíqua e dissimulada, não encontrando dificuldades para mentir.

b. A curiosidade de Capitu é expressa por seus olhos, que José Dias qualifica como “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, mas que Bentinho prefere comparar à ressaca do mar, cujas ondas o envolve, puxa e traga.

c. Capitu traiu Bentinho, como fica evidente na caracterização de seu olhar, oblíquo e dissimulado, como as ondas do mar agitado, que envolve, puxa e traga todos que o olham.

d. Embora Bentinho se esforce para encontrar uma comparação poética que descreva com exatidão os olhos de Capitu, não a encontra, recorrendo à imagem da ressaca, que contradiz sua força misteriosa e enérgica.

e. A beleza de Capitu é expressa romanticamente por seus olhos misteriosos, os quais ela entrega passivamente à contemplação de Bentinho, que não se cansa de admirá-la.

PERGUNTA 4

Não há muitas escritoras brasileiras no século XIX e as poucas de que temos notícia, como Maria Firmina dos Reis, Nísia Flores, Narcisa Amália ou Julia Lopes de Almeida, não são conhecidas do grande público ou amplamente estudadas na Universidade. Já no século XX, há grandes escritoras brasileiras, como Rachel de Queiroz, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Carolina Maria de Jesus, Ana Cristina Cesar, Adélia Prado e Hilda Hilst, entre tantas outras. Qual alternativa explica essa condição?

a. A grande maioria das mulheres, em comparação aos homens, eram analfabetas, tinham pouca escolaridade e, consecutivamente, interesse em literatura, o que justifica a quase ausência de escritoras no período.

b. Embora as mulheres tenham escrito ativamente no século XIX, encontravam dificuldades para participar do circuito literário, dominado por homens, o que acarretou um posterior apagamento de suas atuações como escritoras.

c. Ainda que as mulheres fossem ávidas leitoras de romances e poemas no século XIX, não empregavam seu tempo na escrita de literatura, pois não precisavam trabalhar para sobreviver, uma vez que era obrigação do homem prover a família.

d. As mulheres só se interessaram em produzir literatura a partir do momento em que se tornou lucrativa, a partir da maior circulação de livros. Por isso há um aumento substancial de escritoras no século XX.

e. Como as mulheres não podiam trabalhar no século XIX, eram obrigadas a serem donas de casa, preferindo empregar o tempo livre na leitura de romances e poemas, em vez de escrevê-los.

Soluções para a tarefa

Respondido por lorenscq
2

Resposta:

RESPOSTA 3: b. A curiosidade de Capitu é expressa por seus olhos, que José Dias qualifica como “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, mas que Bentinho prefere comparar à ressaca do mar, cujas ondas o envolve, puxa e traga.

RESPOSTA 4: b. A curiosidade de Capitu é expressa por seus olhos, que José Dias qualifica como “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, mas que Bentinho prefere comparar à ressaca do mar, cujas ondas o envolve, puxa e traga.

Explicação:


jekaka: RESPOSTA CORRETA - Realizando uma paródia, por meio da qual trata da condição feminina e reivindica um lugar igualitário para a mulher na sociedade..
jekaka: RESPOSTA CORRETA - Embora as mulheres tenham escrito ativamente no século XIX, encontravam dificuldades para participar do circuito literário, dominado por homens, o que acarretou um posterior apagamento de suas atuações como escritoras.
jekaka: RESPOSTA CORRETA - I e IV (I) Ambas as escritoras estão tratando da questão feminina, de como a mulher se constitui como sujeito. (IV) Do primeiro texto, infere-se o desejo de reconhecimento pela contribuição para a história do país, enquanto do segundo, o esforço da dona de casa para admitir seu destino de mulher, evitando refletir sobre sua interioridade.
jekaka: RESPOSTA CORRETA - O eu lírico contempla uma bela adormecida, passiva e nua, numa atmosfera romântica, mas que é ironicamente desfeita quando ela acorda e ri de sua atitude.
jekaka: REPOSTA CORRETA - A curiosidade de Capitu é expressa por seus olhos, que José Dias qualifica como “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, mas que Bentinho prefere comparar à ressaca do mar, cujas ondas o envolve, puxa e traga.
gilvan9940: todas corretas nota dez
dunw: Obrigado
Respondido por leothomazcosta
0

Resposta:

3. A curiosidade de Capitu é expressa por seus olhos, que José Dias qualifica como “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, mas que Bentinho prefere comparar à ressaca do mar, cujas ondas o envolve, puxa e traga.

4. Embora as mulheres tenham escrito ativamente no século XIX, encontravam dificuldades para participar do circuito literário, dominado por homens, o que acarretou um posterior apagamento de suas atuações como escritoras.

Explicação:

Nota 10

Perguntas interessantes